Geral Maringá

Mulher cria gambá como animal de estimação em Maringá

Por GMC Online

15/05/2022 às 07:52:42 - Atualizado há
Foto: Arquivo pessoal do Gambá Bernardo


O Bernardo, um "gambazinho" de apenas 4 meses, ganhou uma família quase por acaso. O bicho teve o "lar" com os irmãos destruído quando uma casa de madeira antiga foi desmanchada no distrito de Iguatemi, em Maringá. Mas nem tudo estava perdido para pequeno Bernardo. A dona de casa, Daiane de Fátima, resolveu adotar o gambá e criá-lo como animal de estimação. Contrariando as expectativas, hoje, o mamífero marsupiais é o xodó da família.

Hoje, o amor pelo Bernardo é tão grande que ele dorme em uma gaiola dentro do quarto de Daiane e fica enrolado nas cobertas, numa boa. " No começo eu fiquei "meio assim". Pessoal falava muita coisa também. Mas fui gostando dele e eu sabia se que soltasse ele iria morrer. Daí ele se apegou comigo e eu com ele. Hoje, é só amor. Não precisa ter aquele preconceito, ele é muito fofo", disse a nova mamãe do gambazinho.

A alimentação de Bernardo não é algo simples, não. É balanceada porque o danado não come qualquer coisa. Sem falar que não existe uma ração própria para a espécie. Assim, o cardápio dele é "meio que no improviso mesmo". "Eu dou dois ovos de codorna por dia, a papinha é da Nestlé de bebê e ração de gato molhada com sachê, porque ele não come qualquer coisa. É bem exigente", afirma Daiane.

Foto: Arquivo Redes Sociais do Bernardo


E podem pesquisar! A família nova do bicho garante que ele é um dos gambás mais cheirosos que existe. Isso porque ele toma banho a cada dois dias e sempre com shampoo de marca famosa. Claro que você deve estar pensando? E aquele cheiro ruim que esses animais soltam? Pois é, era o medo de Daiana também. Mas ela descobriu que o Bernardo só solta o forte odor quando se sente ameaçado. Trata-se de uma defesa natural dele para afugentar predadores na natureza. Mas em casa, ele se sente um "rei" e não fica acuado.

Segundo o médico veterinário Carlos Eduardo Siena, não existe nenhum problema em se ter o gambá como animal domesticado, uma vez que ele esteja recebendo todo cuidado necessário, como qualquer pet.

"A maioria das espécies possui hábitos noturnos e uma dieta onívora, que pode incluir frutos, insetos, raízes e pequenos vertebrados sapos, lagartos, serpentes e aves. É considerado um dos maiores predadores de escorpiões, até mais do que as galinhas. Colabora no controle das espécies que nos preocupam em casa", afirmou o veterinário.

A Daiane nos enviou vídeos, publicados no TikTok, mostrando como é um pouco do tratamento de "rei" do Bernardo. ASSISTA:

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo