Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

fundaçao araucaria

Parceria busca desenvolvimento de combustível de aviação a partir de biogás


O objetivo do empreendimento, que será realizado no Paraná até o final de 2023, é reduzir as emissões de gases do efeito estufa pelo setor aeroportuário. A ideia é desenvolver uma tecnologia alternativa que seja utilizada pelo setor de transportes para restringir os impactos climáticos gerados pela queima de combustíveis fósseis, como a produção de Combustível Sustentável de Aviação.
Estão encarregados pelo projeto a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), a Fundação Araucária, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

Fluxograma do processo da planta piloto. Fonte: slide de apresentação do projeto peal GIZ e CIBiogás

A UFPR e o Estado do Paraná vêm tendo um protagonismo nos temas que envolvem biomassa e biogás, bem como o desenvolvimento de tecnologias para atender os gargalos das cadeias produtivas. Neste projeto em especial, o know how do grupo de pesquisa da UFPR-Palotina, conta com mais de 10 anos de experiência em projetos que buscam a valorização do biogás com intenções na produção de hidrogênio verde e de gás de síntese.

A UFPR tem uma parceria de longa data com o CIBiogás no tema quando o assunto é biogás e seus usos. Os responsáveis destacaram a importância das parcerias para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a descarbonização do setor de transporte, também apoiam o projeto os ministérios de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia.

por Felipe Reis

UFPR

Biogás Fundaçao Araucaria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!