Geral Paraná

Ponte de Guaratuba: obras começam em 2022, diz governador

Por Da Redação

12/05/2022 às 14:36:25 - Atualizado há

O governador Ratinho Junior (PSD) reafirmou hoje (quinta, 12) o compromisso de iniciar ainda neste ano as obras de construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná. Segundo ele, o projeto representa o “fim de uma espera de 30 anos”. Apesar da previsão positiva, ainda não há data certa para o lançamento do edital. Os estudos ambientais contratados e o consórcio escolhido para executar as obras tem até o mês de setembro para entregar a documentação. Em uma série de mensagens pela internet, o governador destacou que o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental está concluído desde o primeiro ano da gestão.

Os projetos de engenharia e execução das obras não podem ser licitados antes da entrega do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Devido à complexidade da construção, os estudos ambientais precisam avaliar os eventuais impactos em todas as estações do ano. Os relatórios iniciados no ano passado devem ser concluídos dentro de quatro meses.

Enquanto não existe a Ponte de Guaratuba, a travessia da baía é feita exclusivamente pelo ferry-boat, alvo de muitas reclamações pela péssima qualidade do serviço prestado. Atrasos frequentes, filas quilométricas, má estado de conservação das embarcações e atracadouros, acidentes e balsas à deriva estão entre as principais queixas dos últimos meses. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) aponta que a travessia tem um movimento estimado entre 70 mil e 100 mil veículos por mês, chegando a 200 mil durante a temporada de verão.

Reportagem Angelo Sfair

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo