Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Novo ministro da Educação presta esclarecimento sobre crise à Câmara


O novo ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, Victor Godoy comparece nesta quarta-feira (11) à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para falar sobre as suspeitas de corrupção dentro da pasta durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro.

Alvo das investigações, Milton Ribeiro deixou a pasta em 28 de março após denúncias sobre a atuação de pastores que controlavam a agenda de Ribeiro e indicavam prefeituras para a liberação de verbas.

Godoy foi nomeado em de abril. Antes, assumiu a pasta interinamente em substituição a Milton Ribeiro.

Segundo o presidente do colegiado da Educação, Kim Kataguiri (União-SP) o objetivo da ouriços será para pedir esclarecimentos sobre o recente escândalo de denúncias de cobrança de propina do ministério a prefeitos para liberar verbas de educação aos seus municípios.

“Expectativa é que ele esclareça o caso do pedido de propina dos pastores, do sobrepreço em ônibus escolares e kits de robótica, além de falar sobre o plano para recuperar o desastre educacional que foram os últimos três anos”, disse o parlamentar.

Godoy também deve enfrentar questionamentos sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os cortes em universidades e a retomada das atividades pós pandemia.

A comissão de Fiscalização e Controle também aprovou um requerimento do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para que o ministro viesse à Câmara. No entanto, a Comissão de Educação acertou a vinda de Godoy sem colocar requerimento em votação.

O colegiado educacional deve investigar as suspeitas e ouvir também o presidente do

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes. A sessão está marcada para 25 de maio.

Nesta segunda-feira (9), Jair Bolsonaro deve se reunir com Victor Godoy. Será o primeiro encontro oficial com o novo ministro.

A reunião acontece na dois dias antes da oitiva na Câmara. Eles se reúnem no Palácio do Planalto.

Congresso em Foco

Congresso Educação Nota Jair Bolsonaro MEC Milton Ribeiro Ministério Da Educação Palácio Do Planalto Victor Godoy

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!