Geral Pelo Estado

Coluna ADI 07/05/2022

Por Da Redação

06/05/2022 às 15:43:13 - Atualizado há
O paratleta Fernando Fernandes vai sobrevoar o Parque Nacional do Iguaçu em paramotor adaptado.(Foto: redes sociais)

Destaque no fantástico
O paratleta Fernando Fernandes, em especial para o Fantástico da Rede Globo, vai sobrevoar o Parque Nacional do Iguaçu em paramotor adaptado. A gravação, até encontrar as condições climáticas ideais, demorou mais de dois meses. Fernando já navegou pelas águas do rio Iguaçu pelo Macuco Safari. “Só de olhar já dá para imaginar a potência destas águas”, diz. A produção vai ao ar no próximo domingo (8), a partir das 20h30.

Novo recurso
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques vai analisar o recurso apresentado pelo ex-deputado estadual paranaense Fernando Francischini (União Brasil) contra a cassação de seu mandato e a perda dos direitos políticos. Francischini foi o primeiro deputado cassado por divulgar fake news. Inicialmente o recurso tinha sido distribuído por sorteio para a ministra Carmén Lúcia. Mas como Nunes Marques já era relator de outra ação apresentada por Francischini sobre o mesmo tema, o presidente do STF, Luiz Fux, decidiu que o ministro será também o responsável por esse processo.

Pé na estrada
O deputado estadual e pré-candidato ao Senado, Guto Silva, está cumprindo agenda pelo Norte Pioneiro nesta semana. Acompanhado do deputado federal Pedro Lupion, Guto percorre os municípios de Wenceslau Braz, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Cambará, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Andirá e Sertaneja. Na agenda estão as reuniões e encontros com prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Piso salarial
A Câmara dos Deputados aprovou a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). O deputado federal Sandro Alex ( PSD) comemorou a aprovação do piso para os profissionais da área da enfermagem. A criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras Câmara dos Deputados seguiu para sanção presidencial. “Desde o primeiro mandato sou signatário dos projetos de enfermagem, e justo até como forma de reconhecimento, que ao longo da pandemia trabalhou muito. É uma vitória da categoria, e da saúde pública do Brasil”, afirmou.

Bancada feminina
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), aprovou o projeto de resolução que prevê a criação da Bancada Feminina. A proposta agora está para avaliação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o que ainda não tem data para acontecer. Entre os membros, a maioria seguiu o voto do relator Tião Medeiros (PP). Apenas um voto foi contrário, do deputado Homero Marchese (REP), que avaliou a iniciativa como inconstitucional.

Dívidas
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio mostra que 77,7% das famílias brasileiras tinham dívidas em abril. É a maior proporção da série histórica iniciada em janeiro de 2010. De acordo com a pesquisa, o endividamento no cartão de crédito alcança 88,8% dos brasileiros com dívidas.

Dividendos
Segundo a Receita Federal, no primeiro trimestre deste ano as receitas de impostos federais somaram R$ 550 bilhões. O montante é 11% maior do que no mesmo período do ano passado e representa um recorde. “Os números mostram que foi a maior arrecadação para o período de janeiro a março de um ano, desde o início da série histórica, em 1995”, aponta o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD).

Agilidade
Curitiba é uma das cidades do País que mais investe em desburocratização para agilizar a abertura de empresas. O tempo para abrir uma empresa é de 13 horas, 70% mais rápido que a média brasileira – de 1 dia e 19 horas (43 horas). Os dados são do Mapa das Empresas de março de 2022, publicado pelo Ministério da Economia. Em relação a fevereiro de 2022, o tempo da capital paranaense teve redução de quatro horas.

Fora do barco
O marqueteiro Pablo Nobel deixa o comando da campanha de Moro. Nobel vai trabalhar em parceria com Paulo César Bernardes na campanha do ex-ministro do Turismo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao governo de São Paulo. Tanto Pablo Nobel quanto Paulo César Bernardes estavam atuando na campanha do ex-juiz antes dele deixar o Podemos, quando era pré- candidato à presidência da República.

Atualizações
Em publicação no site oficial, o WhatsApp anunciou que algumas mudanças já estão disponíveis na versão atualizada do aplicativo. Entre as novidades, a possibilidade de enviar arquivos de até 2 gigabytes (GB) protegidos por criptografia de ponta a ponta. Anteriormente, apenas arquivos de até 100 megabytes (MB) podiam ser enviados ou recebidos com a ferramenta. Outro recurso da nova atualização é a possibilidade de reagir a mensagens enviadas por outros usuários usando 6 tipos diferentes de emojis.

Não, por enquanto
O WhatsApp também informou que a ampliação de grupos para até 512 usuários e a função “comunidades” não serão disponibilizadas no momento no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, a justificativa é a “estratégia de longo prazo para o Brasil”, que não está entre os mercados prioritários para a novidade.]

FGTS Digital
O Governo Federal lançou um novo portal gratuito na internet que reúne dados sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Trata-se do "FGTS Digital", um sistema que ajuda no acompanhamento do recolhimento dos fundos. O site conta com legislações, seção de perguntas e respostas frequentes e também um canal de contato. Portanto, o cidadão poderá tirar algumas dúvidas sobre as suas contas diretamente com um atendente do Governo Federal.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Fonte: PR Portais
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo