Geral armas nucleares

Coreia do Norte lança novo míssil balístico, de acordo com militares sul-coreanos; veja como foi

Por Olhar Digital

05/05/2022 às 08:33:10 - Atualizado há

A Coreia do Norte disparou um novo míssil balístico nos arredores das águas de sua costa leste na última quarta-feira (4), de acordo com as informações dos militares sul-coreanos. O projétil foi lançado de Sunan, uma área localizada na capital norte-coreana de Pyongyang, comunicou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Para o vice-ministro da Defesa japonês Makoto Oniki, o míssil voou a uma altitude máxima de cerca de 800 quilômetros em uma distância de cerca de 500 quilômetros antes de cair no mar fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão.

O lançamento foi o primeiro da Coreia do Norte desde um desfile militar que aconteceu no fim de abril, no momento em que o líder Kim Jong Un garantiu acelerar o desenvolvimento de armas nucleares. Inclusive, entre o armamento em exibição no desfile em Pyongyang estava o míssil balístico intercontinental Hwasong-17 (ICBM), além de outros lançadores de foguetes e um míssil balístico lançado por submarino.

"A verdadeira paz pode ser confiável e a dignidade nacional e a soberania nacional podem ser garantidas pela poderosa força de autodefesa que pode derrotar o inimigo", enfatizou Kim em um comunicado pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), depois do desfile.

Ele também disse que a primeira missão de sua força nuclear é "deter a guerra" e que se alguém tentar "tirar os interesses fundamentais de nosso país, nossa força nuclear não terá escolha a não ser realizar sua segunda missão", sem abrir para mais detalhes.

Coreia do Norte faz novo teste de míssil balístico, afirmam países vizinhos

Quase um mês depois do teste do míssil balístico de alcance intermediário Hwasong-12, a maior arma do tipo lançada desde 2017, a Coreia do Norte teria realizado mais um disparo na noite de sábado (26), já manhã de domingo no país asiático.

Com as atenções da mídia mundial voltadas às tensões entre a Rússia e a Ucrânia, a capital norte-coreana Pyongyang teria retomado os testes que vem realizando com frequência — desde o começo do ano, já foram realizadas oito séries de lançamentos de diversos tipos de armamentos.

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo