Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias do Paraná

A cada duas horas, em média, uma criança é flagrada em situação de trabalho infantil em Curitiba, diz levantamento


Dados são referentes ao último trimestre de 2020, quando foram registrados 1.034 casos de crianças trabalhando ou pedindo dinheiro nas ruas, de acordo com a prefeitura. Casos de trabalho infantil aumentam no Paraná durante a pandemia

N

Entre outubro e dezembro de 2020, a cada duas horas, em média, uma criança foi flagrada em situação de trabalho infantil em Curita, segundo dados divulgados pela prefeitura.

No período, segundo o levantamento, foram registrados 1.034 casos de crianças flagradas trabalhando ou pedindo dinheiro nas ruas. O número é quase seis vezes maior do que o registrado durante todo o ano de 2019, quando houve 175.

Conforme o balanço do município, nos nove primeiros meses de 2020, 315 crianças foram encontradas em situação de risco, trabalhando nas ruas da capital.

Acidentes de trabalho infantil

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), o Paraná é o estado brasileiro que mais registra acidentes de trabalho fatais para crianças e jovens entre cinco e 17 anos.

Entre 2007 e o ano passado, 45 morreram enquanto trabalhavam de forma irregular.

O trabalho infantil no Brasil caiu quase 17% entre os anos de 2016 e 2019, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mas, ainda assim, 1,7 milhão de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos foram flagradas em situação de trabalho infantil, no período.

A cada duas horas, em média, uma criança é flagrada em situação de trabalho infantil em Curitiba, diz levantamento

Reprodução/RPC

Reflexos da pandemia

Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam que o número de flagrantes pode ser ainda maior.

A situação fez a prefeitura reforçar a fiscalização. Desde setembro de 2020, segundo o município, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) se dividem em um serviço específico de combate ao trabalho infantil.

Um dos principais obstáculos no combate a este tipo de crime, segundo a prefeitura, é o entendimento popular de que o trabalho é mais importante que os estudos.

O que prevê a lei?

Por lei, pessoas com menos de 14 anos são proibidas de trabalhar. A partir dessa idade, só é possível exercer atividades como aprendiz, e só depois dos 16 anos o jovem pode ter um emprego, mas em condições compatíveis com a idade.

A contratação profissional só pode ser feita depois dos 18 anos. Autoridades alertam que quando as fases de desenvolvimento são interrompidas pelo trabalho infantil, as sequelas podem durar por toda a vida.

Casos de trabalho infantil em Curitiba podem ser denunciados pelo aplicativo e pelo telefone 156, da prefeitura.

Assista aos vídeos mais acessados do G1 PR

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!