Polícia Cidades

Justiça de Almirante Tamandaré inova e atende mulheres vítimas de violência pelo whatsapp

Inovação atende momento de pandemia

Por Luciana Pombo

08/06/2021 às 10:45:42 - Atualizado h√°
Reprodução Redes Sociais

A Justi√ßa do Paran√° concedeu medidas protetivas em favor de uma mulher que foi agredida física e verbalmente pelo ex-marido em via pública. A viol√™ncia doméstica foi informada para o juízo de Almirante Tamandaré através do whatsapp e pedia medidas protetivas. A inova√ß√£o da justi√ßa do Município (que também atende Campo Magro da mesma forma), d√° mais celeridade aos processos.

A decis√£o foi encaminhada à vítima por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. O mandado de intima√ß√£o físico seria expedido apenas se ela n√£o indicasse o recebimento ou a aceita√ß√£o da mensagem. Segundo informa√ß√Ķes dos autos, um dia depois das agress√Ķes, a vítima procurou auxílio policial e solicitou as medidas de prote√ß√£o. Diante do caso, o Juiz da 1¬™ Vara Criminal de Almirante Tamandaré: proibiu o agressor de se aproximar da ofendida, de seus familiares e de eventuais testemunhas, fixando o limite mínimo de 200 metros entre eles e o agressor; determinou a restitui√ß√£o, no prazo de 48 horas, dos bens indevidamente retidos pelo homem, como as certid√Ķes de nascimento dos dois filhos e as carteiras de vacina√ß√£o das crian√ßas. A entrega dever√° ser ajustada entre a m√£e do agressor e a vítima.

As medidas de protetivas t√™m prazo inicial de seis meses e devem ser rigorosamente cumpridas, sob pena de pris√£o em flagrante. O agressor também ser√° intimado da decis√£o por meio do aplicativo de mensagens. Ao utilizar meios eletrônicos para a comunica√ß√£o de atos processuais, o Poder Judici√°rio d√° efetividade à presta√ß√£o jurisdicional, observando os princípios da efici√™ncia, da economia e da celeridade.

Delegacia – O delegado de Almirante Tamandaré, Cassiano Aufiero, também tem recebido denúncias por whatsapp para facilitar o acesso de mulheres que moram em regi√Ķes afastadas. A mulher pode mandar √°udios, imagens e vídeos por ali. Na delegacia, fisicamente, as mulheres s√£o atendidas por outras mulheres a pedido do próprio delegado. "As mulheres precisam de um atendimento digno e voltado para elas. Ent√£o, fiz quest√£o de garantir que o atendimento seja feito por mulheres – que entendem e s√£o mais sensíveis a problemas vividos pelas vítimas", comentou ele.

Fonte: R√°dio Tamandar√© e Minist√©rio P√ļblico do Paran√°
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo