Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Rogério Carboni

Rogério Carboni é o novo secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná


Quadro técnico e filiado ao MDB, Rogério Carboni substitui Ney Leprevost em uma das principais secretarias do governo do Paraná

O advogado Rogério Carboni é o novo secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná. Ele foi anunciado pelo governador Ratinho Júnior nesta segunda (04), após reunião no Palácio Iguaçu. A mudança faz parte da troca no secretariado após o fim da janela partidária.

Rogério Carboni é especialista em Direito Administrativo e tem experiência em diversos cargos na administração pública. Ele já foi Diretor Geral da Casa Civil do governo do Paraná e Diretor Administrativo Financeiro do Detran, além de Conselheiro da Paranaprevidência.

Sua indicação partiu do MDB do Paraná, que passa a fazer parte oficialmente do governo Atualmente, Rogério é presidente do MDB de Curitiba. O advogado é um quadro técnico vinculado ao partido, onde milita desde a juventude. Ele já assessorou ex-governadores e parlamentares da sigla, onde iniciou assessorando o ex-deputado Caíto Quintana.

Carboni substitui ao deputado federal Ney Leprevost (PSD), que se desincompatibiliza para poder concorrer nas eleições de outubro. Ney deve buscar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Carboni: perfil técnico e filiado ao MDB do Paraná

Novos secretários

Além de Rogério Carboni, o governador Ratinho Júnior nomeou na última semana novos secretários nas pastas de Administração, Saúde e Desenvolvimento Sustentável.

Na pasta da Administração e da Previdência ficará Elisandro Pires Frigo, que até então era diretor-geral da secretaria. Ele substitui a Marcel Michelotto, que volta à Assembleia Legislativa na função de líder do governo.

Everton Luiz da Costa Souza foi indicado para assumir a secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, no lugar de Márcio Nunes que retornou para a Assembleia Legislativa e concorrerá a reeleição. Everton Souza comandava o Instituto Água e Terra (IAT).

Já o médico César Augusto Neves Luiz vai comandar a pasta da Saúde. Cesar era chefe de gabinete de Beto Preto, que deve disputar uma cadeira na Câmara Federal.

Veja quem são os novos secretários de Estado:

Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes)

A nova titular da pasta é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2001. Foi chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes entre fevereiro de 2019 e março de 2020 e, desde então, exercia o cargo de diretora-geral. Foi, ainda, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/PR entre fevereiro e julho de 2019.

Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo)

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná, Everton Souza ocupava o cargo de diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. Ele também possui especialização em Traçadores Ambientais e em Gestão Municipal de Recursos Hídricos.

Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência)

Graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado em Engenharia e doutorado em Agronomia, Elisandro Pires Frigo era diretor-geral da Seap. Também foi coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística)

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialidade de Gestão Ambiental Rodoviária. Foi analista de infraestrutura e chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de assessor do Ministério da Infraestrutura. Ocupava o cargo de diretor-geral do DER/PR.

César Neves (Saúde)

Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é especialista em cirurgia geral e gastroenterologia pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Era chefe de gabinete da Sesa desde 2019.

Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho)

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002), tem especialização em Direito Administrativo pelo UniCuritiba. Foi diretor-geral da Casa Civil do Governo do Estado; conselheiro de Administração do ParanaPrevidência; diretor administrativo e financeiro do Detran/PR e coordenador das Juntas Administrativas de Recursos da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba. É membro do Iprade – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.

Emedebistas parabenizam escolha

Para o também advogado Gilmar Cardos, além de ser um dos grandes nomes do direito administrativo paranaense, condição que lhe credencia com méritos para a pasta, Rogério Carboni possui experiência que lhe será útil à frente desta importante e destacada secretaria na estrutura do Governo do Estado.

“Parabenizo o governador Carlos Massa Ratinho Júnior pela excelente indicação, o novo secretário vai honrar a missão que lhe confiaram e entregar integralmente os resultados esperados. Possui liderança comprovada, já exerceu funções públicas que exigiram habilidade e conhecimento, tem noção dos problemas que afetam os cidadãos e visão estratégica das questões municipalistas”, diz Gilmar, que é tesoureiro do MDB Afro no Paraná.

“O Governo do Paraná segue em frente com o conceito, caráter, seriedade, inteligência e capacidade administrativa do Dr. Rogério Carboni à frente dessa conceituada e atuante secretaria de Estado”, completa.

Boca Maldita

Paraná Rogério Carboni Últimas Notícias

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!