Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Concessão consolida conquistas dos lindeiros do Parque, diz Chico Brasileiro


Passe Comunidade será mantido e parte da arrecadação será investida na divulgação e promoção do destino

A nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu promovida pelos ministérios do Meio Ambiente e Economia nesta terça-feira (22), consolidou as conquistas encampadas pelos 14 municípios lindeiros à unidade de conservação. A avaliação é do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, que encampou a articulação e as tratativas com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos ajustes durante a elaboração do edital.

“Sobre a nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu, houve uma articulação dos prefeitos lindeiros e nós atuamos junto à comissão do ICMBio e a organização do processo, para que pudessem ser inseridos itens importantes”, destacou Chico Brasileiro. Entre as conquistas, recorda o prefeito, estão o Passe Comunidade, que não estava previsto no edital inicial, bem como o investimento de parte da arrecadação com o ingresso, na divulgação e promoção do destino.

De acordo com a nova concessão, vencida pelo consórcio Novo PNI, formado pelos grupos Construcap e Cataratas, que já administra a unidade de conservação, os moradores do entorno irão pagar 20% do valor do ingresso. “Esta foi uma grande conquista, que não era prevista no edital inicial”, disse o prefeito.

“Também um investimento de 6% que será para a divulgação e promoção do destino é uma grande conquista, já que é um montante significativo dos valores que serão arrecadados”, ressaltou. A nova concessão, que teve um ágio de quase 350% sobre o valor inicial – lance de R$ 375 milhões, prevê 30 anos de gestão do consórcio.

“Estamos satisfeitos com o que foi previsto de investimentos, que será significativo e vai melhorar o destino, o Parque Nacional, e fazer com que possamos atrair mais turistas. Irá qualificar cada vez mais o nosso parque, que já é e será cada vez mais uma referência internacional. Isto é muito positivo para a cidade”, concluiu Chico Brasileiro.

Panorama

O novo contrato terá como principais objetivos promover a preservação ambiental, incentivar o ecoturismo e o desenvolvimento sustável das cidades da região. A iniciativa representa mais um importante passo do governo federal rumo ao crescimento verde do país, ressalta o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

A intenção é melhorar a preservação ambiental, o incentivo ao ecoturismo e a geração de empregos verdes. O pregão, na Bolsa de Valores de São Paulo, contou com a participação de dois consórcios de empresas interessadas em investir na Unidade de Conservação (UC). Os investimentos terão capacidade de dobrar a visitação anual do atrativo, que passou de dois milhões em 2019, antes da pandemia da covid-19.

A modelagem de concessão trará resultados reais para o parque nacional e para a região que serão revertidos em infraestruturas e ativos turísticos, diz o ministro. No que concerne ao turismo, requalificação das infraestruturas de visitação, implantação do espaço de Memória de Santos Dumont, do teleférico e do novo modal de transporte interno, implementação das trilhas, ciclovias e das infraestruturas relacionadas aos novos polos de visitação.

Realizar os serviços de manutenção e conservação de todas as edificações, instalações, infraestruturas da área da concessão e aqueles que estiverem sob gestão do Parque Nacional do Iguaçu, além da manutenção das vias da ciclovia e estacionamento. Prover o serviço de vigilância e segurança patrimonial, visando garantir a proteção e a conservação dos bens e do patrimônio ambiental, social e histórico.

Criado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu tem área de quase 200 mil hectares. É a maior reserva remanescente de Mata Atlântica da região e tem o título de Patrimônio Natural da Humanidade. A principal atração turística são as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza, em 2011.

Cabeza News

Destaques Economia Foz Do Iguaçu Turismo Chico Brasileiro Concessão Consolida Conquistas Dos Lindeiros Do Parque

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!