Educação Centro de Ciências Biológicas

NIGEP elabora relatório para subsidiar criação de política de transparência da UEL

Por Da Redação

16/03/2022 às 17:22:47 - Atualizado há

A UEL deu os primeiros passos para implantação da política de transparência com a entrega para a Reitoria, nesta quarta-feira (16), de relatório elaborado pelo Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP). A partir do trabalho conjunto de diversos pesquisadores com o setor de Transparência da UEL, foram realizados diagnósticos e propostas com vistas à melhoria na gestão pública da Instituição.

O resultado do estudo foi publicado no relatório de 76 páginas, intitulado “Transparência Universitária – Subsídios para construção da política de transparência da Universidade Estadual de Londrina”. Conforme indicação do levantamento, a ação seguinte será constituir uma comissão, cujo objetivo é elaborar a minuta de resolução que deve ser apresentada ao Conselho Universitário.

Relatório foi oficialmente entregue pela equipe do NIGEP ao reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

Todo o trabalho de análise, diagnóstico e elaboração de propostas foi desenvolvido de abril a dezembro de 2021. Para a professora do Departamento de Serviço Social/CESA Vera Suguihiro, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP), atender uma demanda institucional como significa a tarefa de casa para ogrupo. “Todo esse processo foi desenvolvido com metodologia de ações colaborativas. Nosso trabalho foi fazer um levantamento de toda situação para indicar proposições de como poderia melhorar”, explica.

Segundo Gilberto Hildebrando, responsável pela Transparência da UEL, o relatório trouxe dois ganhos: para o setor, com o documento construído coletivamente, e para toda a Instituição, com a oportunidade de preparar a minuta de transparência, que é um documento perene.

Gilberto lembra ainda que a transparência não é só “mostrar os salários dos servidores, mas mostrar o dia a dia da Instituição”. Por isso, ele defende a implantação da política de transparência, que vai servir de norte para todos os órgãos e unidades da Universidade, e ainda possibilitar que as comunidades interna e externa acessem as informações.

A ação conjunta foi elogiada pelo reitor da UEL, Sérgio Carvalho, que avaliou a proposta como extremamente relevante para a gestão da Universidade. Para ele, “a transparência é pilar da Instituição” e estabelecer essa política é olhar para o futuro.

Neste tempo, algumas ações já implementadas foram a modernização do site Transparência da UEL, com um novo layout, incluindo acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), e a utilização de infográficos que possibilitam o maior entendimento dos dados.

Equipe

Como organizadores do relatório estão, de um lado, representando a UEL, o reitor, Sérgio Carvalho, o vice-reitor, Décio Sabbatini, e responsável pela Transparência, Gilberto Hildebrando. E do NIGEP: os coordenadores Vera Lucia Tieko Suguihiro e professor Saulo Fabiano Amâncio do Departamento de Administração/CESA, e os colaboradores professor Federico Natalio Madkur (Departamento de Administração), a aluna de Iniciação Científica, Daniela Mayumi Yamaji, Maria Gorett Freire Vitiello (técnica), Sergio Ricardo Vitiello (colaborador), Renata Souza Freire, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e Tales Leon Biazão Sanches (mestrando).

Fonte: O Perobal
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo