Geral bolsonarista

Telegram bloqueia canais de bolsonarista Alan dos Santos após denúncias de Fake News

Por Da Redação

26/02/2022 às 21:34:27 - Atualizado há

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, bloqueou os canais de comunicação do blogueiro conhecido como Alan dos Santos do Telegram, bolsonarista assumido pelo fato de ter violado uma determinação do STF referente a obrigatoriedade de só publicar informações verídicas frente às decisões dos magistrados. Segundo a determinação, foram bloqueados três canais do blogueiro: “Allan dos Santos”, “TV Terça Livre” e “Artigo 220”. Para quem entra nos canais, aparece a mensagem: “esse canal não pode ser exibido porque viola leis locais”. 

Fake News

Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, é alvo de dois inquéritos que investigam suposto esquema de divulgação de informações falsas no Supremo. 

Um dos inquéritos apura ameaças a ministros do tribunal e disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. 

O outro investiga o financiamento de atos antidemocráticos. Em outubro, Moraes determinou a prisão preventiva do blogueiro além de ordenar, ao Ministério da Justiça, início imediato do processo de extradição.

Google ajuda na identificação de fontes seguras
Mais uma vez, um apoiador fiel do presidente Jair Bolsonaro é desvendado pelas teias investigatórias do STF: Alan dos Santos está sendo acusado de propagar Fake News. Imagem: Shutterstock

Leia mais:

Firme e forte

Em um vídeo que começou a circular nas redes logo após o bloqueio dos canais, Allan dos Santos criticou a decisão da Justiça, que considera uma censura, e comparou o Brasil a China e até mesmo a Coreia do Norte. 

“Pessoal, corrijam a informação. Não é que o meu canal foi derrubado. É que o Brasil que está igual a China, igual a Coréia do Norte, igual ao Irã. Vocês que estão no Brasil não podem acessar. As pessoas que estão aqui nos Estados Unidos podem acessar normalmente, porque aqui eles estão em um país livre. Não é que o Telegram derrubou”, escreveu em tom sarcástico. 

Apesar de toda a mobilização do youtuber, o Telegram cedeu à pressão jurídica, respeitando a decisão do STF.

Alerta já havia sido emitido antes 

Segundo Moraes, a empresa foi notificada oficialmente no dia 13 de janeiro “para que procedesse ao bloqueio imediato de contas vinculadas” a Allan dos Santos, mas nenhuma providência foi adotada, “apesar das tentativas de intimação realizadas pela autoridade policial”.  

E no dia 18, em novo despacho, o ministro ameaçou bloquear também o aplicativo, caso não houvesse a suspensão dos perfis do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

O ministro determinou a intimação do Telegram, por meio de intimação pessoal dos sócios de seu procurador domiciliado no país, escritório que cuida de questões relacionadas à propriedade intelectual.

Peitudo

O blogueiro, porém, contrariando a determinação do ministro, que no meio bolsonarista é amplamente criticado, criou uma nova conta no Telegram, mantendo o posicionamento diante dos seus 125 mil seguidores e ainda foi desafiador diante de Moraes: o youtuber chegou a xingar o ministro com palavrões e foi categórico: “Se me derrubar, eu crio um novo perfil!”.

A decisão de Moraes faz parte do inquérito das milícias digitais, que corre na Corte e na qual Allan é um dos investigados. A ação mira grupos que organizam ataques contra a democracia na internet.

Via: O Globo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo