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Auxílio Brasil aumenta a confiança do consumidor brasileiro, afirma FGV



O chamado Índice de Confiança do Consumidor, ICC, do FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) subiu 2,9 pontos neste mês de fevereiro, então chegando a 77,0 pontos. Este é o maior nível já atingido desde o mês de agosto de 2021, quando o índice chegou ao patamar de 81,8 pontos. Nas chamadas médias móveis trimestrais, o índice em questão subiu 0,7 ponto, chegando então a 75,5 pontos.

Ainda de acordo com o levantamento do FGV, neste mês de fevereiro, houve uma melhora da confiança dos consumidores. Uma melhora que foi influenciada por uma avaliação menos negativa sobre a situação atual, e também por um aumento das expectativas positivas em relação aos próximos meses deste ano de 2022. Nesse sentido, a instituição percebeu um aumento na intenção de compras dos chamados bens duráveis, um índice que estava em queda há cinco meses consecutivos, mas que agora voltou a crescer.

Na perspectiva do FGV/Ibre, os resultados positivos que foram identificados logo acima, muito provavelmente, podem ter sido influenciados pelos pagamentos do Auxílio Brasil nas faixas de renda mais baixas da população que se encontra em situação grave de vulnerabilidade econômica, o que acabou por gerar uma série de perspectivas mais favoráveis acerca do mercado de trabalho e da situação econômica. Perspectivas que voltaram a ficar mais otimistas, com os indicadores voltando a superar o nível neutro de 100 pontos.

Porém, apesar de tudo o que foi elencado logo acima, é necessário ter cautela na interpretação de todos esses dados. Isso por que o nível de confiança do consumidor brasileiro na Economia do país ainda é consideravelmente baixo, considerando os termos históricos e, principalmente, o comportamento altamente volátil dos consumidores nos últimos 2 (dois) anos. Os dados dos últimos meses, por exemplo, revelam que há um grau elevado de incerteza que tem influenciado diretamente nos movimentos econômicos da população em geral. Principalmente por isso, não é possível ter uma perspectiva mais clara sobre como se dará essa confiança no mercado a curto prazo.

Situação sanitária pode mudar no mês de março

Apesar da nova variante ter aumentado os índices de contágio pelo novo vírus no mês de janeiro deste ano, a situação já parece um pouco menos grave, com uma queda nas estatísticas nas últimas semanas. Porém, a proximidade do feriado de Carnaval faz acender um alerta sobre o que pode vir a acontecer nos próximos dias, exigindo cautela por parte da população.

É o principal feriado nacional, e há ainda um temor de que as estatísticas de contágio pelo novo vírus possam voltar a crescer imediatamente logo depois do último fim de semana deste mês de fevereiro.

Caso a perspectiva de um possível aumento de casos no mês de março venha a se confirmar, pode ser que os índices de confiança dos consumidores em relação à Economia voltem a um patamar anterior. Porém, essa descoberta e certeza somente poderão ser atingidas no próximo mês, mediante o acompanhamento da situação sanitária que se perceberá logo após os dias que compõem o feriado de carnaval.

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