Foto: InvestNews
A Engie, gigante do setor elétrico, anunciou que seu conselho administrativo deu o sinal verde para um aumento de capital de R$ 1,96 bilhão. A estratégia? Capitalizar uma fatia generosa do saldo da reserva de retenção de lucros da empresa.
Em termos práticos, a jogada financeira se traduzirá na emissão de 326,3 milhões de novas ações ordinárias. E aqui vai a cereja do bolo: esses papéis serão distribuídos como uma espécie de bônus aos acionistas, na proporção de uma nova ação para cada 2,5 já detidas. Se você já é investidor da Engie, prepare-se para engordar sua carteira!
A data-base para ter direito a essa bonificação está marcada para 26 de novembro de 2025. Então, fique ligado!
Segundo a filial brasileira da companhia de origem francesa, a meta principal desse aumento de capital é dar um tapa nos saldos das reservas de lucros, alinhando-os aos limites estipulados por lei. Além disso, a Engie busca injetar mais liquidez em suas ações no mercado.
Para quem está de olho no calendário, as novas ações estarão liberadas para negociação na B3 a partir de 27 de novembro de 2025. Já o crédito para os acionistas está agendado para 1º de dezembro de 2025. Uma ótima maneira de começar o último mês do ano, não é?
Vale ressaltar que as ações bonificadas vêm com os mesmos direitos das que já existem. A única exceção são os dividendos declarados antes do crédito. Portanto, fique atento às datas para não perder nada!
Com um pé fincado no Brasil, a multinacional francesa se destaca como uma das maiores investidoras em energias renováveis por aqui. Seja através da força dos ventos, da captação solar ou do aproveitamento hídrico, a Engie está presente na geração de energia limpa.