Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil de Fato

Crise no Haiti: Ariel Henry se nega a deixar cargo e dualidade de poder se mantém


"Diante da deterioração acelerada da vida política no Haiti, o governo de fato já não tem muito a dizer sobre os problemas que afetam o país e tendem a se agravar. Consulta e consenso são essenciais para os atores que, em uma explosão de lucidez, devem entender que qualquer iniciativa sectária está fadada ao fracasso e levará ao colapso do país", disse o senador e membro do Acordo de Montana, Joseph Lambert.

Os partidos do Acordo de Montana pedem diálogo e asseguram que irão manter seu reconhecimento às novas autoridades eleitas em uma reunião no Hotel Kinam, na capital Porto Príncipe, no dia 30 de janeiro.

Segundo a votação, Fritz Alphonse Jean seria o novo primeiro-ministro e Steven Benoît o novo presidente do Haiti. Agora o grupo composto por 44 organizações políticas avança para eleger um novo conselho de transição, que deveria ser composto por cinco representantes, e solicitou apoio aos Estados Unidos. Até o momento, no entanto. a Casa Branca mantém o reconhecimento de Ariel Henry como autoridade legítima do país.

Leia mais: Movimentos haitianos alertam contra intervenção estrangeira após o assassinato de Moïse

"Devemos nos unir para proporcionar às pessoas educação, saúde, justiça e que o país entre nos tempos modernos e nas novas tecnologias", afirmou Fritz Alphonse Jean.

A proposta do Acordo de Montana é reconhecer os dois novos mandatários eleitos pelas organizações políticas e estabelecer um conselho de transição com representantes da igreja, do empresariado nacional, da universidade e do grupo político próximo a Ariel Henry.

“Queremos um consenso nacional. Estamos pedindo ao primeiro-ministro de fato que unifique nosso acordo com seus aliados”, disse Lesly Voltaire, outro membro que assinou o termos do Acordo de Montana.

Brasil de Fato

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!