Justiça do Rio autoriza transferência de líderes do Comando Vermelho

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a transferência para presídios federais de sete dos dez líderes do Comando Vermelho que, segundo o governo estadual, atuam no crime organizado de dentro da cadeia.

Por Agência Brasil em 05/11/2025 às 12:02:08
Foto: Jovem Pan

Foto: Jovem Pan

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a transferĂȘncia para presĂ­dios federais de sete dos dez lĂ­deres do Comando Vermelho que, segundo o governo estadual, atuam no crime organizado de dentro da cadeia.

Vão ser transferidos Arnaldo da Silva Dias, o "Naldinho"; Carlos VinĂ­cius LĂ­rio da Silva, o "Cabeça do Sabão"; Eliezer Miranda Joaquim, o "Criam"; FabrĂ­cio de Melo Jesus, o "Bicinho"; Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, o "My Thor"; Alexander de Jesus Carlos, o "Choque"; e Roberto de Souza Brito, o "Irmão Metralha".

Em relação a Wagner Teixeira Carlos e Leonardo Farinazzo Pampuri, o "LĂ©o Barrão", que ficaram fora da lista autorizada, o juiz titular da Vara de Execuções Penais, Rafael Estrela Nóbrega, solicitou mais informações à Secretaria de PolĂ­cia Civil para fundamentar a transferĂȘncia.

O processo do dĂ©cimo criminoso indicado na lista do governo do estado para ir à prisão federal, o cabo da Marinha Riam MaurĂ­cio Tavares Mota, ainda aguarda julgamento. Ele foi preso acusado de operar drones para a organização criminosa.

Segundo o juiz Rafael Estrela Nóbrega, os presos com transferĂȘncia requisitada, à exceção do cabo Riam, tinham condenações em processos sobre trĂĄfico de drogas e não foram presos durante a Operação Contenção. A denĂșncia aponta que eles exercem liderança na facção Comando Vermelho.

O pedido de transferĂȘncia ocorreu após a Operação Contenção, na Ășltima semana, que resultou na morte de 121 pessoas. Segundo investigações da PolĂ­cia, partiram de dentro dos presĂ­dios ordens para reação, após os agentes subirem os Complexos da Penha e do Alemão.


Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Gatas ClassDeusas do Luxo