Foto: BNT Online
Uma significativa mudança nos requisitos para ingresso na carreira de Delegado de Polícia Civil no Estado do Paraná acaba de ser concretizada, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do Poder Executivo. A partir de agora, os futuros certames para o cargo incluirão a prova oral de caráter eliminatório como uma etapa obrigatória.
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri, disse que esse requisito foi uma reivindicação da classe.
A inclusão da prova oral, que terá caráter eliminatório, eleva o rigor e a profundidade da avaliação dos candidatos. Tradicionalmente, provas orais buscam aferir não apenas o conhecimento jurídico e técnico dos candidatos, mas também a capacidade de expressão e argumentação; segurança e fluência no conhecimento da função; além de postura e aptidão para o cargo, que exige determinada atitude para atuar como autoridade policial.
Ao adotar essa exigência, o Paraná alinha o processo seletivo para delegado de Polícia Civil aos padrões de outras carreiras jurídicas de estado, como as de juiz, promotor de justiça e defensor público, que já contam com esta etapa de avaliação.
Conforme a mensagem que acompanhou a PEC, a intenção do Poder Executivo é aprimorar a seleção dos quadros da Polícia Civil, para garantir que os futuros delegados possuam não apenas um sólido conhecimento teórico, mas também as habilidades de comunicação e a desenvoltura indispensáveis para o exercício da função.
Fonte: CBN Curitiba