Câmara aprova isenção de tributos para doação de medicamentos a entidades beneficentes

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta de tributos federais a doação de medicamentos para os entes federativos e entidades beneficentes.

Por Câmara Federal em 04/11/2025 às 02:48:15
Bruno Spada/Câmara dos Deputados Moses Rodrigues, relator da proposta

Bruno Spada/Câmara dos Deputados Moses Rodrigues, relator da proposta

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta de tributos federais a doação de medicamentos para os entes federativos e entidades beneficentes. O texto serĂĄ enviado à sanção presidencial.

Foram aprovadas em PlenĂĄrio, nesta segunda-feira (3), emendas do Senado ao Projeto de Lei 4719/20, apresentado pelo ex-deputado General Peternelli (SP).

Segundo o relator da proposta, deputado Moses Rodrigues (União-CE), as emendas melhoraram o texto saĂ­do da Câmara, em especial a definição de quais entidades poderão ser consideradas de utilidade pĂșblica.

A primeira versão aprovada do projeto previa a isenção apenas de doações feitas em benefĂ­cio de entidades beneficentes certificadas por meio da Lei Complementar 187/21, de Santas Casas e da Cruz Vermelha.

Com as emendas, a administração indireta de entes federativos tambĂ©m serĂĄ contemplada com o incentivo à doação, alĂ©m de entidades consideradas de utilidade pĂșblica como:

  • organização social para gestão não lucrativa de serviços pĂșblicos (Lei 9.637/98);
  • organização da sociedade civil de interesse pĂșblico de natureza não lucrativa que firme parceria com o poder pĂșblico (Lei 9.790/99); e
  • organização da sociedade civil não lucrativa que firme parcerias de cooperação com o poder pĂșblico (Lei 13.019/14).

A Câmara manteve outros trechos do texto do relator, como o prazo limite dentro do qual a indĂșstria farmacĂȘutica poderĂĄ doar medicamentos de, no mĂ­nimo, seis meses antes do vencimento do produto.

A intenção Ă© evitar a incineração pela indĂșstria farmacĂȘutica de milhares de toneladas de remĂ©dios com, pelo menos, alguns meses de validade. "Quem ganha Ă© a saĂșde do Brasil com a oportunidade de receber doações", afirmou Rodrigues.

Durante o debate do projeto, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) ressaltou que o desperdĂ­cio de medicamentos Ă© algo "absurdo" em um paĂ­s com tanta deficiĂȘncia e gastos na ĂĄrea.

Prazo de validade
Os governos e as entidades deverão utilizar os medicamentos dentro dos seus respectivos prazos de validade, ficando a cargo delas a responsabilidade pelo controle da validade.

Os medicamentos recebidos com a isenção poderão ser utilizados apenas para atividades assistenciais e sem fins lucrativos, proibindo-se a comercialização ou a dispensação de medicamentos que façam uso de marcas ou signos que indiquem empresas ou estabelecimentos não autorizados como indĂșstria farmacĂȘutica.

Tributos
Os tributos envolvidos na isenção concedida são o PIS, a Cofins e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).


Fonte: Câmara Federal

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Gatas ClassDeusas do Luxo