Educação Check

UFPR cria aplicativo para rastrear casos suspeitos e positivos de coronavírus na volta às aulas

Por Da Redação

21/01/2022 às 16:17:42 - Atualizado há

Um aplicativo gratuito e de uso simples vai auxiliar o rastreamento e a identificação de possíveis casos suspeitos e positivos de Covid-19 entre a comunidade acadêmica. Criado por uma equipe de alunos e professores da instituição, a ferramenta Check UFPR busca trazer maior segurança para o retorno das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná. (Acesse aqui e cadastre-se para baixar).

O sistema de acesso inicia-se ao escanear QR Codes impressos (códigos visuais), presentes na entrada de espaços da universidade com alta circulação de pessoas. Ao registrar entrada e saída dos locais, haverá o rastreio de pessoas que estiveram presentes no mesmo espaço no momento. No caso de alguém ser infectado por Covid-19, todos que tiveram contato com o indivíduo serão notificados.

Automaticamente, o sistema também informará o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES) da UFPR, que acompanha os casos dentro da universidade, além de orientar e encaminhar casos suspeitos para a realização de testes.

“O uso do aplicativo é voluntário, mas é muito importante que as pessoas usem porque só assim teremos um banco de dados que vai permitir o rastreio. Haverá rápido acesso a essas pessoas e melhor orientação”, reforça o coordenador do projeto, professor André Bellin Mariano.

Um dos pilares de desenvolvimento da ferramenta é que, ao informar rapidamente sobre o contato com alguém contaminado, o indivíduo poderá redobrar os cuidados em casa e até afastar-se de pessoas do grupo de risco, reduzindo novas infecções. “Damos uma camada de segurança adicional para o retorno das atividades na universidade”, destaca o docente.

Acesse o site do projeto aqui e acompanhe mais informações nas redes sociais da Check UFPR.

Veja o passo a passo para utilizar o aplicativo na matéria da UFPR TV.

Projeto

O projeto foi contemplado por um edital da Pró-Reitoria de Administração da UFPR para desenvolvimento e implementação de um aplicativo destinado ao rastreamento de infecções durante o período de aulas.

Utilizada inicialmente para auxiliar o acesso de alunos aos laboratórios durante a pandemia, a ferramenta baseada em soluções de baixo custo foi transformada no aplicativo Check UFPR.

A proposta também é colocar códigos no intercampi e em frota de ônibus de visitas técnicas, além de disponibilizar os dados de taxas de transmissão do vírus e de vacinação para pesquisas.

Em 2021, o coordenador do projeto foi um dos dez pesquisadores do estado a receber o 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, na categoria professor extensionista, com um artigo sobre o aplicativo Check UFPR publicado na revista Extensão em Foco.

Crédito da foto de destaque: Pexels

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo