Geral Brasil de Fato

Padre Lancelotti denuncia infestação de percevejos em abrigo da prefeitura de SP

Por Da Redação

20/01/2022 às 16:08:32 - Atualizado há

O Centro Temporário de Acolhimento (CTA) da Brigadeiro Galvão, equipamento da prefeitura de São Paulo localizado na Barra Funda, é denunciado por infestação de percevejos e muquiranas.

Em fotografias divulgadas nas redes sociais o padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, mostra feridas nas peles de pessoas que, atendidas no centro, foram atacadas pelos insetos.

“Alguns rejeitam a acolhida por ficarem assim”, alerta Lancellotti, ao descrever que as pessoas atendidas estão sendo “muito atingidas e atacadas” e que o problema não é pontual. De acordo com o padre Julio, apesar de já haverem sido feitas dedetizações, o problema persiste e é estrutural. “Isso está sendo muito comum na rede municipal”, afirma.

“Está acontecendo no CTA da Água Rasa, no Zaki Narchi, são vários os locais onde isso está acontecendo”, exemplifica.


Pelo Instagram, padre Julio Lancellotti questiona o governo municipal de São Paulo, sob comando de Ricardo Nunes (MDB) / Reprodução - Redes sociais

Os Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) foram criados em 2017 e são serviços destinados principalmente a pessoas em situação de rua, com o objetivo de que ali possam ter acesso à cama e alimentação.

Para o padre Julio Lancellotti, no entanto, a recorrência de pragas de percevejos é apenas uma demonstração de que “esse modelo de atendimento é um modelo doente”.

:: São Paulo tem mais de 66 mil pessoas em situação de rua, aponta levantamento ::

O Brasil de Fato entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por telefone e e-mail e está aguardando um posicionamento do órgão. Se a resposta chegar, a reportagem será atualizada.

Questionado sobre a demanda apresentada à prefeitura, que está sob gestão de Ricardo Nunes (MDB), Lancellotti conta que “eles sempre nos respondem que vai ter uma mudança, que é preciso ter paciência. Só que o povo não aguenta mais esperar”.

Não é a primeira vez

O vereador Eduardo Suplicy (PT) engrossou a denúncia, que caracterizou como “grave”. Suplicy lembrou que, no segundo semestre de 2019, quando presidia a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo, visitou esses equipamentos e encaminhou um relatório ao governo paulistano pedindo que medidas de melhorias fossem tomadas.

“Infelizmente não obtivemos resposta e, pelo visto, nenhuma providência foi tomada”, expôs Suplicy.

Em março de 2019 a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) chegou a interditar cozinha e leitos do CTA Brigadeiro Galvão por más condições de higiene. Na ocasião foi constatado que um cano estava estourado, que faltavam botas para os funcionários e que em 89 dos leitos havia percevejos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo