Geral coronavírus

OMS nas Américas quer vacinar 70% da população local até meados de 2022

Por Da Redação

20/01/2022 às 16:07:58 - Atualizado há

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) acredita que será possível vacinar contra a Covid-19 pelo menos 70% dos habitantes das Américas até meados deste ano. A marca de 100 milhões de doses de imunizantes deve ser atingida em breve em 33 países, de acordo com a diretora do braço regional da OMS, Carissa Etienne.

De acordo com a chefe da Opas, mais de 60% das pessoas estão totalmente vacinadas contra a Covid-19 na América Latina e no Caribe. Para frear a propagação da pandemia, ela destacou também a necessidade de combinar medidas como uso de máscaras, distanciamento social, vacinas, testes e evitar grandes concentrações.

Etienne ressaltou, ainda, que, num momento em que a variante Ômicron continua se espalhando rapidamente por toda a região, a capacidade de teste será limitada por algum tempo. 

Idosos recebem a vacina da Covid-19 no Peru, após chegada de remessa da iniciativa Covax, em março de 2021 (Foto: UN Photo/Jose Vilca)

A Opas enviou 10 milhões de testes PCR e 2,8 milhões de testes rápidos de antígeno para os países que precisam. Acordos de longo prazo foram firmados com dois fabricantes de testes aprovados pela OMS, a fim de garantir materiais a preços mais baixos.

A diretora da Opas ressaltou que os países podem e devem aproveitar esse convênio comprando testes através do fundo estratégico. Em relação à prevalência do vírus, Estados Unidos, Canadá, Paraguai, Uruguai e Argentina continuam observando um aumento nas hospitalizações.

No Brasil, assim como na Colômbia, no Peru e na Bolívia, sobe o número de infecções. Na semana passada, os casos mais que dobraram no Panamá, na Costa Rica e em Honduras. A mesma tendência também ocorre nas ilhas do Caribe. em mais de 17 países e territórios

A diretora da Opas lançou um apelo incentivando todos os que ainda não vacinaram a fazê-lo com urgência. Ela reafirmou a capacidade de vacinas protegerem de sintomas graves do coronavírus, além de reduzirem a probabilidade de hospitalização. 

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo