Geral aeroportos

AT&T e Verizon pausam lançamento do 5G nas proximidades de aeroportos dos EUA

Por Da Redação

19/01/2022 às 00:02:05 - Atualizado há

Em acordo firmado nesta terça-feira (18) pela AT&T e a Verizon Communications, as empresas decidiram pausar o lançamento do 5G em áreas próximas de aeroportos nos EUA. O objetivo é evitar possíveis interrupções nos voos em razão de interferências das torres sem fio.

Companhias de comunicação interrompem provisoriamente a instalação de antenas 5G nas proximidades de aeroportos nos EUA. Imagem: KPhrom – Shutterstock

De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente Joe Biden elogiou a decisão e afirmou que isso “vai evitar interrupções potencialmente devastadoras nas viagens de passageiros e operações de carga, contribuindo com a recuperação econômica”.

Pelo acordo, a Verizon deixa de ativar cerca de 500 torres perto de aeroportos temporariamente, o que corresponde a 10% da implantação almejada pela empresa, enquanto as transportadoras e a administração trabalham em uma solução permanente. Detalhes do acordo, incluindo a duração da pausa, não foram divulgados.

Leia mais:

Companhias continuam a instalação de antenas 5G em outros pontos dos EUA

Nesta quarta-feira (19), ambas as companhias lançarão o 5G em outros pontos país, oferecendo velocidades mais rápidas para dezenas de milhões de usuários norte-americanos de internet móvel.

Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), a interferência sem fio 5G pode afetar instrumentos sensíveis dos aviões, como o altímetro de rádio, prejudicando as operações de baixa visibilidade.

A presidente da Comissão Federal de Comunicações, Jessica Rosenworcel, afirmou em comunicado que a FAA “tem um processo em vigor para avaliar o desempenho do altímetro no ambiente 5G e resolver quaisquer preocupações restantes”. Segundo ela, “é essencial que a FAA agora conclua esse processo com cuidado e rapidez”.

Pausar a instalação das torres de 5G também ajudará algumas empresas aéreas a se adequarem à nova realidade: a Airlines for America, por exemplo, que transporta passageiros e cargas, informou que esse período é uma oportunidade de garantir que todas as partes interessadas, consumidores e a economia dos EUA sejam atendidos a longo prazo.

Essa é a terceira vez que a AT&T e a Verizon adiam a implantação do novo serviço sem fio C-Band 5G. A primeira foi em novembro, por 30 dias. Depois, no último dia 4, adiaram por mais duas semanas e, agora, uma pausa sem data prevista para acabar.

Mesmo com o anúncio de que as torres de 5G não serão instaladas por enquanto, algumas companhias aéreas estrangeiras, como a Air India e ANA Holdings (a maior do Japão), chegaram a cancelar voos com destino aos EUA em razão de uma possível interferência 5G.

A reivindicação das companhias aéreas é que o 5G seja instalado somente com uma distância de 3,2 Km das pistas dos aeroportos, o que, segundo consta, não afetaria na qualidade do serviço nas demais áreas do país.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo