Geral fake news

Twitter lança ferramenta para combater fake news no Brasil

Por Da Redação

17/01/2022 às 16:46:09 - Atualizado há

Nesta segunda-feira (17), o Twitter lançou no Brasil, Espanha e Filipinas uma ferramenta para que os usuários denunciem tuítes que contenham informações falsas, as famosas fake news. A função já estava sendo utilizada nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália desde agosto de 2021 e chega aqui depois de diversas campanhas na plataforma.

De acordo com o comunicado do Twitter, a ferramenta ainda está em fase de testes e os novos países foram selecionados porque a rede social deseja “colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões – incluindo aquelas em que o inglês não é o primeiro idioma – antes de tornar a ferramenta disponível globalmente”. 

Leia também!

“Além disso – e paralelamente a nossas políticas já existentes em eventos cívicos anteriores -, o fato de 2022 ser ano de eleições no Brasil e nas Filipinas, assim como de meio de mandato nos Estados Unidos, contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos”, completou.  

Com a nova ferramenta, os usuários poderão escolher a opção “informações são enganosas”, ao denunciar algum tuíte. Ao clicar sobre a nova opção, é possível selecionar se a postagem trata sobre política, saúde ou outros assuntos.

No caso de política, será possível descriminar se o fato trato sobre eleição ou outros assuntos, enquanto em saúde será possível descrever se a mensagem tem relação com a pandemia de Covid-19.  

Twitter lança ferramenta para combater fake news no Brasil. Imagem: Fabio Principe – Shutterstock

“Ainda que não seja tomada nenhuma ação por conta desta denúncia nem enviada uma resposta diretamente a você, usaremos esta denúncia para desenvolver novas formas de reduzir informações enganosas. Isso pode incluir limitação da visibilidade, contextualização adicional e criação de novas políticas”, explicou a plataforma sobre o que acontecerá após a denúncia.  

O Twitter ainda informou que já recebeu mais de 3,7 milhões de denúncias sobre 1,95 milhão de tuítes diferentes publicados por 64 mil contas. “Descobrimos que essas denúncias representam uma útil, porém complexa, fonte de informação sobre potenciais violações às nossas regras. Menos de 10% da amostra de Tweets analisada pelas nossas equipes correspondia a violações às políticas. Apenas para se ter uma ideia, essa parcela fica em uma média de 20% a 30% nos casos de Tweets denunciados por abuso e segurança.” 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo