Educação Comissão Própria de Avaliação

Estudantes podem responder Avaliação de Disciplinas a partir desta segunda-feira (17)

Por Da Redação

17/01/2022 às 12:43:35 - Atualizado há

Os estudantes de graduação ou de ensino médio técnico que cursaram uma ou mais disciplinas do último calendário acadêmico, referente ao primeiro semestre de 2021, têm até o dia 4 de fevereiro para responder a Avaliação de Disciplinas. A pesquisa é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná.

O questionário está disponível neste link, no portal avaliativo desenvolvido pela equipe da Cosis – Coordenação de Sistemas de Informação para a Gestão Acadêmica/Prograd – Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. O portal permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real e, ainda, apresenta os resultados das pesquisas anteriores.

A participação é voluntária, mas a Comissão destaca a importância das respostas dos estudantes para a melhoria dos processos e das políticas de ensino na instituição.

Outros públicos, como mestrandos, doutorandos, estudantes de iniciação científica e tecnológica e servidores, serão contemplados em pesquisas ao longo do ano.

Anonimidade

Para realizar o login no portal avaliativo, é preciso fornecer o número da matrícula (no formato GRR00000000) e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA) como senha.

Estes dados são necessários apenas para validar a pesquisa e identificar o setor acadêmico, o curso, o turno e a disciplina que está sendo avaliada, de forma que os gestores possam realizar análises integradas ou segmentadas.

No entanto, na apresentação dos resultados, o respondente não é identificado.

Nas questões de resposta aberta, é importante o aluno não fornecer dados pessoais ou informações que permitam a sua identificação.

Objetivos da pesquisa

A pesquisa é parte integrante do Plano de Autoavaliação Institucional da CPA UFPR, órgão responsável pela condução das políticas de avaliação interna e pelo acompanhamento das avaliações externas a que estão sujeitas as instituições de ensino superior.

O objetivo é estimular o autoconhecimento, impulsionar e direcionar as ações de melhorias internas, e dar suporte às avaliações externas realizadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/ Ministério da Educação.

Temas

O instrumento de pesquisa foi desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), revisado pelos Representantes e Comissões Locais de Assessoramento, e teve contribuições da Prograd, da Sipad – Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, do curso de Engenharia Ambiental, e do NDE – Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Econômicas.

O estudante avaliará a metodologia do ensino, a organização das aulas e a atuação dos docentes e monitores, as ferramentas institucionais e recursos digitais, além de poder relatar se foi vítima ou presenciou algum caso de preconceito ou discriminação.

 

Avaliação de Disciplinas 2022 da UFPR – Calendário Acadêmico 2021-1

Período: de 17 de janeiro a 04 de fevereiro de 2022

Disponível em: www.avaliacao.ufpr.br

Mais informações: [email protected]

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo