Geral Foz do Iguaçu

Comunidade católica vive momento histórico em Foz, com entronização de três santos

Por Da Redação

16/01/2022 às 20:37:31 - Atualizado há

São João Batista, padroeiro de Foz, foi colocado na torre principal da igreja. Foram entronizadas ainda Nossa Senhora da Aparecida e Nossa Senhora de Caacupé

A comunidade católica como um todo, em especial os fiéis que vivenciam sua fé na igreja matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu, viveu neste domingo, 16, um momento histórico. O pároco Carlos Humberto, carinhosamente chamado de padre Carlão, fez a cerimônia de entronização de três santos, após a primeira santa missa dominical, das 8 horas.

São João Batista, padroeiro de Foz e que dá nome à matriz, foi colocado na torre principal da igreja. Já a imagem de Nossa Senhora da Aparecida está voltada para Foz do Iguaçu, enquanto Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai, está de frente para o país vizinho.

Para a entronização das imagens (colocação), o padre contou com a ajuda da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. As imagens foram compradas com doações da própria comunidade católica. Desde que padre Carlão retornou à cidade para administrar a matriz, há quase cinco meses, depois de um longo tempo – lembrando que o pároco iniciou sua carreira religiosa em Foz -, ele vem fazendo uma revolução na forma de evangelizar e cuidar da igreja.

Para a colocação das imagens na parte superior e na frente da matriz, os cadetes e fiéis usaram todos os protocolos, como o uso de luvas especiais. Como o espaço era bastante estreito, tudo foi medido antes, para que as imagens fossem passadas lateralmente por uma pequena porta, sem riscos.

A procissão da saída das imagens até a parte elevada da matriz foi acompanhada por muitos aplausos, músicas em homenagem a cada santo, alegria e emoção. Na sequência, os fiéis foram para a frente da matriz reverenciar o ato, tão importante para a igreja.

Padre Carlão lembrou, durante a celebração da missa, o quanto essa pandemia, que caminha para uma doença endêmica, tem atrapalhando a vida das pessoas, com muito sofrimento provocado pela perda de entes queridos, amigos e familiares.

Para o pároco, é hora de seguir em frente, enfrentar a covid-19 com fé, empatia e disposição de cuidar sempre dos mais necessitados e, acima de tudo, lembrar de viver com alegria, como Jesus nos ensinou na sua forma de evangelizar. “A tristeza nos coloca para baixo. É preciso coragem”.

A primeira

A igreja São João Batista é o primeiro templo católico erguido no município. Localizada numa área privilegiada, na parte central elevada da cidade, é bastante frequentada por moradores e turistas.

Entusiasta e também conhecido como construtor pelo seu perfil de empreendedor, além de evangelizar, padre Carlão colocou como sua grande missão restaurar a casa paroquial da igreja. “Uma força-tarefa que vai precisar de muitas mãos”, afirma o padre. Algumas pessoas já estão trabalhando na proposta e logo ele anunciará as novidades sobre o tema.

Fonte: Cabeza News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo