Geral Norte Pioneiro

Companhia da Polícia Militar pode ser transferida de Wenceslau Braz para Siqueira Campos

Por Luciana Pombo

29/06/2021 às 18:43:09 - Atualizado há

Os policiais militares, tenente da Silva Dziuba e sargento Marco Aurélio participaram do programa Conversa com Chimarrão da Folha Extra. Durante o bate papo sobre diversos assuntos relacionados a Polícia Militar brazense, os agentes falaram sobre a polêmica da sede da 2ª Companhia da Polícia Militar, que atualmente é situada em Wenceslau Braz, mudar para Siqueira Campos.

O assunto foi puxado pelo apresentador Renan de Oliveira que indagou os entrevistados sobre a importância que a sede da 2ª Companhia tem para Wenceslau Braz e a possibilidade de mudança para outra cidade, como muito se especula, já que por lá grandes indústrias podem estar pleiteando com autoridades públicas estaduais a tal transferência.

Durante a live, o sargento Marco Aurélio destacou os benefícios que a sede representa para segurança do município. “Temos uma maior logística de armamento, de efetivo policial, de viaturas e os recursos que vem para uma sede de Companhia são maiores que os destinados para os Destacamentos ou Pelotões. Então tem uma importância muito grande para o município”, explicou.

No mesmo contexto, o tenente Lúcio, autoridade responsável pela 2ª Cia, também destacou os pontos positivos em manter a sede policial no município brazense. “Temos um efetivo maior, temos efetivo da Rotam, temos policiais da equipe da Agência Local de Inteligência que desempenham um serviço de grande relevância de repressão a roubos, tráfico de drogas, levantamentos de inteligência, suporte à Polícia Civil e Ministério Público da nossa comarca e de Siqueira Campos. Realizamos operações praticamente todo final de semana, o que tem colhido grandes frutos retirando drogas e apreensão de armas que saem das ruas. Com a Cia aqui tem mais polícia aqui”, frisou.

Entre os principais problemas enfrentados atualmente pelos policiais, a falta de estrutura do atual prédio que comporta a sede da 2ª Companhia é um deles. “Temos uma dificuldade relativa ao trânsito. Estamos evitando apreender (reter) veículos, por exemplo, pois não há um pátio adequado e estávamos com 18 veículos em via pública que tiveram que ser retirados e levados para Jacarezinho. É um problema que vai cada vez se agravando mais, porque tem casos que tem que ser apreendido o automóvel e o mesmo acaba ficando na via pública, pois não temos um pátio. Além disso, não temos espaço para fazer treinamentos ou instruções aos policiais”, desabafou o tenente.

Durante a conversa, o sargento Marco Aurélio lembrou das antigas instalações da Companhia que atualmente comportam a Câmara de Vereadores. “É um prédio que foi feito para ser utilizado pela Polícia. Ele tem uma estrutura que foi planejada para segurança dos policiais, além de ter maior espaço para acomodar os veículos apreendidos e guardar as viaturas em local coberto e seguro. Tem a base da torre de comunicação e havia espaço para reuniões, instruções e treinamentos de policiais”, explicou.

O sargento ainda destacou a diferença encontrada no novo prédio onde atualmente fica a sede da 2ª Companhia. “O prédio atual foi adequado para ter um pouco mais de segurança, mas não foi um prédio feito para a PM, então não tem segurança necessária. Além disso, não tem espaço nem para as viaturas nem para os veículos apreendidos e falta estrutura para realização de reuniões e treinamentos”, pontuou.

Lúcio ainda lamentou a possibilidade de mudança. “É triste ver uma cidade não dar tanta atenção para sua força policial e poder acabar perdendo. Seria muito bem vinda uma sede para companhia para que pudesse ter melhor condição para o desenvolvimento de nossos trabalhos, além de ter mais espaço para acomodar estes veículos”, disse o agente.

No fim da entrevista, o apresentador Renan de Oliveira pontuou que seria uma vergonha perder a Companhia da PM para um município vizinho, como muito se especula a mudança para Siqueira Campos, por estes oferecem uma condição melhor para os trabalhos dos policiais. “Temos que cobrar das nossas autoridades, dos vereadores, uma posição para melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais e garantir maior segurança para nossa cidade, e não ir ao contrário disso fazendo com que a 2ª CIA vá para outra cidade”, cobrou.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Câmara de Vereadores, Josemar Furini e questionou uma posição sobre o assunto. “Não posso dar aqui um parecer ou uma solução, pois foge da alçada como vereador. O que sugiro é que um assunto tão sério e importante para o nosso município seja discutido entre todos, incluindo o Executivo Municipal, o Legislativo Municipal e também a Polícia Militar para que possamos chegar a uma solução garantindo sempre a segurança da nossa população”, explicou o vereador.

A Folha também tentou contato com o prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Junior, Taidinho, para saber qual o ponto de vista do Executivo municipal sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não obteve sucesso nas ligações.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo