Geral Canal Tech

OnePlus 10 Pro é lançado com Snapdragon 8 Gen 1 e câmera de 150°

Por Da Redação

11/01/2022 às 05:50:43 - Atualizado há

A OnePlus anunciou nesta terça-feira (11) o aguardado OnePlus 10 Pro, novo celular premium da marca para 2022. O lançamento se destaca não apenas pelo hardware potente, encabeçado pelo Snapdragon 8 Gen 1, como ainda pela nova geração de câmeras resultante da parceria da marca com a Hasselblad, lendária fabricante de câmeras e materiais fotográficos.

OnePlus 10 Pro traz Snapdragon 8 Gen 1 e tela LTPO de 120 Hz

O novo celular chega ao mercado com o que há de mais potente no mundo Android, incluindo o Snapdragon 8 Gen 1, que promete o melhor desempenho gráfico em um smartphone, 8 GB ou 12 GB de RAM LPDDR5 e 128 GB ou 256 GB de armazenamento UFS 3.1. O conjunto também garante oferecer enorme salto em processamento de IA, conectividade avançada com 5G de 10 Gigabit, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, e pós-processamento turbinado nas câmeras.

A tela é um dos destaques, trazendo painel OLED de 6,7 polegadas com resolução Quad HD+ de 3216 x 1440 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. Fabricado com tecnologia LTPO, o display é capaz de variar a frequência para economizar energia durante a rolagem de páginas ou leitura de textos, reduzindo assim a taxa para apenas 1 Hz, como seu antecessor.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-

O OnePlus 10 Pro chega com visual refinado e mais premium, nas cores preto e verde, trazendo semelhanças com o Galaxy S21 Ultra (Imagem: OnePlus)

Há ainda o que a OnePlus chama de dupla calibração, método pelo qual a empresa calibrou a tela em dois níveis de brilho — alto e baixo — prometendo alta precisão de cores de maneira mais consistente, seja qual for a intensidade de brilho. Fora isso, o design foi radicalmente atualizado, ganhando traseira de vidro com acabamento fosco em preto ou verde e módulo de câmeras avantajado que se integra às laterais de metal, similar ao Galaxy S21 Ultra.

2ª geração de câmeras Hasselblad são destaque

Como anunciado na semana passado, o OnePlus 10 Pro chega com a 2ª geração de câmeras desenvolvidas em parceria com a Hasselblad. O modelo anterior fez grandes promessas e, ainda que tenha entregue uma experiência satisfatória de fotografia, não surpreendeu e apresentou performance abaixo do esperado, considerando o trabalho conjunto das gigantes.

A nova geração promete resolver essas questões com modificações mais profundas em hardware e software. O conjunto de sensores do lançamento inclui uma lente de selfies de 32 MP, junto a três câmeras traseiras com sensor principal de 48 MP, ultrawide de 50 MP com enorme campo de visão de 150° — a média de concorrentes é de 120° — e telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3,3x.

A lente ultrawide com enorme campo de visão de 150° possibilita capturar muito mais do cenário, além de registros no modo "olho de peixe" (Imagem: OnePlus)

Para o software, a dupla de empresas preparou diversas novidades. A primeira é o suporte a capturas em 10-bit, com "mais de 1 bilhão de cores", aumento de 25% na cobertura da gama DCI-P3 em relação ao OnePlus 9 Pro e 64 vezes mais tonalidades, acompanhada de fotos em RAW com 12-bit e o chamado RAW+, também esperado para o Oppo Find X5, que mescla a captura nativa do sensor com pós-processamento.

Outro destaque é a lente ultrawide, que graças ao amplo campo de visão possibilita o registro de imagens "olho de peixe", fotografia esférica com ampla distorção que passa a impressão de haver grande profundidade de campo, ou tradicional de 110° com correção de distorção via Inteligência Artificial.

Os Master Styles são presets que reproduzem características de grandes fotógrafos, como o Serenity, baseado no visual dos retratos do campeão do concurso Hasselblad Masters, Yin Chao (Imagem: OnePlus)

Há também os chamados Master Styles, presets de cores projetados com dois dos campeões do Hasselblad Masters, prêmio semestral concedido a fotógrafos de destaque, e um dos embaixadores da renomada marca. São três estilos: Serenity, baseados no visual dos retratos do fotógrafo Yin Chao, Radiance, que recria o hiper-realismo do fotógrafo Ben Thomas, e Emerald, desenvolvido em colaboração com o fotógrafo David Peskens, especialista em capturas da vida selvagem.

Por fim, haverá um modo filme otimizado pela Hasselblad, com ajustes precisos em gravações para ISO, velocidade do obturador e outros parâmetros, permitindo também a captura no formato LOG com presets de cores, semelhante ao RAW mas voltado para vídeos, captando mais detalhes com maior alcance dinâmico e possibilitando ajustes manuais precisos durante a edição.

Carregamento rápido inédito de 80 W

Fechando o pacote de novidades está a bateria, que oferece 5.000 mAh de capacidade e carregamento rápido SuperVOOC Flash Charge de 80 W, a maior potência já oferecida em um celular OnePlus. O recurso promete recuperar a carga de 1 a 100% em cerca de 32 minutos, e é acompanhado ainda do AirVOOC Wireless Flash Charge, carregamento sem fio de 50 W, com capacidade de preencher a bateria por completo em tempo próximo de 47 minutos.

A bateria de 5.000 mAh é carregada em pouco mais de 30 minutos com a recarga veloz de 80 W, ou em até 47 minutos usando o carregamento sem fio de 50 W (Imagem: Reprodução/OnePlus)

No mais, o OnePlus 10 Pro incorpora recursos tradicionais de topos de linha, como NFC, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo e certificação IP68 de resistência à água e poeira. O sistema operacional é o Android 12, combinado a interfaces proprietárias da marca em configurações vistas na geração passada: ColorOS 12.1 para a China, e OxygenOS 12 para o restante do mundo.

Preço e disponibilidade

O OnePlus 10 Pro chega primeiro ao mercado chinês nesta quinta-feira, 13 de janeiro, ainda sem preço definido. Um lançamento global também foi confirmado, com janela de estreia anunciada como "mais tarde em 2022".

OnePlus 10 Pro: ficha técnica

  • Tela: OLED de 6,7 polegadas, resolução Quad HD+ de 3216 x 1440 pixels, taxa de atualização variável de 1 Hz a 120 Hz, dupla calibragem por nível de brilho
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB LPDDR5
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB UFS 3.1
  • Câmera traseira: 48 MP (Principal) + 50 MP (Ultrawide, 150°) + 8 MP (Telefoto, zoom óptico de 3,3x)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Dimensões: N/A
  • Peso: N/A
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento SuperVOOC Flash Charge de 80 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais sob o display, áudio estéreo, carregamento sem fio AirVOOC Wireless Flash Charge de 50 W, certificação IP68
  • Cores: Volcanic Black (preto) e Emerald Forest (verde)
  • Sistema operacional: Android 12, sob a ColorOS 12.1 (China) ou OxygenOS 12 (internacional)

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo