Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

UFPR alerta aumento de Coronavírus na rede de esgoto em Curitiba


Foto: Governo Federal

A rede de monitoramento Covid Esgotos publicou uma nota de alerta que indica um aumento significativo na quantidade de vírus SARS-COV-2 encontrado no esgoto da cidade de Curitiba-PR. O monitoramento da última semana mostra uma carga viral 31 vezes maior que a encontrada na semana anterior. Os dados são coletados das cinco Estações de Tratamento de Esgoto de Curitiba, que atendem a população da capital e de parte da região metropolitana. Segundo o alerta da rede de monitoramento, desde agosto de 2021, as cargas não atingiam patamares tão elevados. De acordo com o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do projeto em Curitiba, Ramiro Etchepare (ETCHEPARE), desde agosto de 2021, as cargas não atingiam patamares tão elevados.

O professor explica que a Rede Monitoramento Covid Esgotos foi criada com intuito de ampliar a disponibilidade de informações para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 por meio do monitoramento do SARS-COV-2 nos esgotos de seis capitais brasileiras:

O professor explica ainda que o monitoramento do esgoto será, nos próximos anos um importante aliado do poder público na elaboração de políticas públicas:

O Boletim de Apresentação da Rede está disponível na página da Agência Nacional de Águas e as atualizações são semanais.

BandNews

Geral

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!