Geral caixa economica federal

Trabalhadores já podem realizar saque-aniversário do FGTS de 2022

Por Da Redação

05/01/2022 às 12:04:31 - Atualizado há

Os trabalhadores nascidos no mês de janeiro já podem retirar o dinheiro do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O acesso à cota 2022 nesse caso é justamente para aqueles que optam por esse tipo de saque, representando 1,9 milhão de pessoas nascidas no primeiro mês do ano.

Os aniversariantes de janeiro podem retirar o dinheiro desde a última segunda-feira (3), até o dia 31 de março. Normalmente, o período para o saque começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e o valor fica disponível até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Leia mais:

Se o dinheiro não for retirado no prazo, ele volta para as contas do FGTS em nome do profissional. A modalidade saque-aniversário foi criada em 2019 e entrou em vigor em 2020. Ela permite a retirada de parto do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo anualmente. Cerca de 17,8 milhões de pessoas aderiram, até agora, ao modelo.

Para sacar o dinheiro, o trabalhador pode programar a transferência para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco e sem custo. Há ainda a possibilidade de receber através de casas lotéricas e em terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão.

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora
O trabalhador pode optar pela modalidade saque-aniversário. Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A adesão ao saque-aniversário pode ser feita pela internet, tanto pelo aplicativo oficial do FGTS como pelo site da Caixa Econômica Federal, como também em agências do banco. É preciso optar pela modalidade até o último dia do mês de aniversário para receber o valor no mesmo ano.

Em troca, o trabalhador não recebe parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. A multa de 40% segue mantida. Compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves também não são afetadas pelo saque-aniversário. É possível ainda desistir a qualquer momento.

Veja o calendário do saque-aniversário:

Confira a tabela com os valores:

O valor de direito do trabalhador que aderiu ao saque-aniversário depende do salto em cada conta do FGTS. A consulta do saldo pode ser feita através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, disponível para Android e iOS. O cálculo pode ser observado abaixo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo