Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

aeroespacial

Em 2021, nós lançamos mais foguetes que qualquer outro ano na história


Não que exista uma contagem oficial sobre esse assunto, mas diversos canais online anotam a realização de vários lançamentos ao espaço no instante em que eles ocorrem. Com base nessas informações, chegou-se à conclusão que nós, em 2021, lançamos mais foguetes que em qualquer outro ano da história, superando 1967 – agora o segundo lugar.

De acordo com o Space Launch Report, em 2021 nós realizamos 144 lançamentos, dos quais 133 foram bem sucedidos. Por “lançamentos”, vale o entendimento generalizado da palavra: um foguete sair da Terra, seja para entregar um satélite de internet na baixa órbita ou enviar um telescópio espacial para o Segundo Ponto de La Grange.

Leia também

O lançamento de um foguete Falcon 9, pela SpaceX: em 2021, nós realizamos mais lançamentos de foguetes do que em qualquer outro ano na história (Imagem: Joel Kowsky/NASA)

Em 1967, o recorde que superamos no ano passado, foram conduzidos 122 sucessos de 139 lançamentos. O número é mais ou menos destoante do “outro” segundo lugar – 1976 -, onde fizemos menos lançamentos (131), mas tivemos mais sucesso (125).

Os números mostram um forte crescimento da indústria aeroespacial na última década. Entre 2000 e 2010, agências e empresas do ramo normalmente ficavam na média de 70 lançamentos por ano, o que significa que, em 10 anos, esse volume dobrou – cortesia de novas tecnologias que baratearam o processo de desenvolvimento de foguetes, naves e satélites, bem como novos jogadores do setor adquirindo proeminência e até executando missões de caráter privado.

Entretanto, o principal fator de crescimento vem da China: o investimento pesado que o governo da nação asiática fez em seu programa espacial começa a mostrar seus resultados. Até meados de 2010, o país fazia menos de 10 lançamentos por ano, ao passo que, em 2021, foram 56 lançamentos, e apenas três falhas.

A tendência é que isso continue para 2022 e além: já falamos aqui sobre como este ano atual promete ser bem ocupado para a indústria aeroespacial. Alguns destaques de 2022 incluem a estreia da nave orbital Starship, da SpaceX, prevista para (se tudo der certo) março ou abril deste ano. Na verdade, a própria empresa já tem seu primeiro lançamento marcado – um foguete Falcon 9 com satélites da Starlink – para o dia 6 de janeiro.

Especialistas antecipam 150 lançamentos para este ano. Lembrando que, em nenhum dos números divulgados aqui, estão contabilizadas as viagens suborbitais, então não, os “rolês” da empresa de Jeff Bezos, a Blue Origin, não contam.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Olhar Digital

Ciência E Espaço Aeroespacial Foguetes Lançamentos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!