Geral Economia

Fundador da Parmalat morre na Itália aos 83 anos

Por Da Redação

02/01/2022 às 17:38:06 - Atualizado há


O empresário transformou uma pequena empresa familiar de leite na potência alimentar multinacional Parmalat, para mais tarde vê-la definhar em uma das maiores falências fraudulentas da Itália.
A Parmalat entrou em colapso em 2003, quando um buraco financeiro de 14 bilhões de euros foi descoberto em seu balanço patrimonial, o que eliminou as economias de milhares de pequenos investidores. A falência reverberou nos mundos bancário, esportivo, turístico e de entretenimento.


A fabricante de laticínios anunciou lucros e vendas superfaturadas durante anos. O colapso gerou litígios em todo o mundo contra dezenas de bancos.


Em 2003, foi descoberta uma conta bancária de 4 bilhões de euros mantida por uma unidade da Parmalat nas Ilhas Cayman, o que forçou a administração a buscar proteção contra falência e desencadeou uma investigação de fraude criminal.


Apesar da classificação de grau de investimento que a companhia ostentava na época, já havia preocupações em torno do por que ela não ter usado o dinheiro apontado no balanço patrimonial para reduzir dívidas.
Tanzi passou por uma série de julgamentos, junto com outros executivos da empresa e banqueiros italianos proeminentes. Ele foi condenado por fraude de mercado, falência fraudulenta e outras acusações e sentenciado a vários anos de prisão.
Posteriormente, as autoridades descobriram que Tanzi havia escondido tesouros de arte de mestres como Pablo Picasso, Claude Monet e Vincent van Gogh em casas de amigos. As telas foram leiloada em 2019.
Nascido em 1938 na pequena cidade de Collecchio, Tanzi assumiu a empresa de leite local de seu avô aos 22 anos. Mais de quatro décadas depois, o grupo Parmalat tinha cerca de 130 fábricas em todo o mundo produzindo leite, iogurte e outros produtos alimentícios.
Seus negócios também incluíam um clube de futebol da primeira divisão, uma empresa de turismo e uma rede de televisão. Também patrocinou equipes de esqui e automobilismo de Fórmula Um.
Em 2011, a Parmalat se tornou uma subsidiária do grupo francês Lactalis, que obteve o controle total da companhia em 2019. No Brasil, a Lactalis é dona ainda das marcas Itambé, Poços de Caldas, Batavo, Président, entre outras.
A Parmalat começou suas operações no Brasil em 1972. A marca ganhou maior visibilidade quando deu início ao patrocínio do Palmeiras, em 1992, clube do qual também participava da administração.
A Parmalat alcançou ainda maior sucesso ao lançar uma campanha memorável, "Mamíferos", em 1996, assinada pela agência DM9DDB. No filme, crianças entre três e quatro anos fantasiadas de diversos animais, como leão, elefante, gato, cachorro, vaca, panda e rinoceronte, deliciavam-se com o leite da marca.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo