Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Canal Tech

Samsung registra nova patente de celular dobrável com três partes de tela


Depois de ter aperfeiçoado dois modelos de celular com tela dobrável, tornando Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 verdadeiros sucessos, a Samsung poderá partir para um terceiro projeto ainda mais complexo e ousado. De acordo com uma patente registrada no World Intellectual Property Organization (WIPO), a marca tem projetos para um celular com duas dobradiças, permitindo a visualização de até três partes de tela.

Celular teria abertura em Z e seção lateral fixa (Imagem: World Intellectual Property Organisation)

Segundo as imagens da documentação, os mecanismos seriam implementados em formato de Z, que permite a abertura parcial do display com uma dobradiça, ou total com as duas. Há também uma fina porção fixa ao lado direito, que poderá servir para auxiliar na ergonomia do dispositivo e abrigar alguns componentes.

Essa parte lateral ainda traria um mecanismo próprio para revelar o conjunto de câmeras, ao serem deslizadas para o lado ou mesmo "flipadas" para fora. Na parte inferior ficaria a porta USB-C para carregamento da bateria ou transferência de arquivos.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Cada vez mais tela

Aparelhos do tipo podem ter display até três vezes mais largo (Imagem: LetsGoDigital)

A grande vantagem de um aparelho com duas dobradiças seria a possibilidade de alcançar um display de tamanho ainda maior, dentro de uma construção que se manteria relativamente compacta quando fechada — em especial se as tecnologias desenvolvidas pela marca permitirem que cada seção tenha uma espessura mais fina.

Por outro lado, a implementação do que está exemplificado nas patentes exigiria uma quantidade ainda maior de partes mecânicas, que geralmente traz grandes desafios para os engenheiros no quesito de resistência e durabilidade — os aparelhos dobráveis atuais já costumam vir com um número limitado de ativações do display flexível. Além disso, fazer com que o dispositivo seja resistente à água e poeira também se torna uma tarefa mais difícil.

De qualquer forma, é improvável que a Samsung apresente um dispositivo desse tipo nos próximos meses, especialmente se ele não seguir as mesmas características estruturais dos modelos Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3 (os dois aparelhos vêm com certificação IPX8, por exemplo). O registro de patentes não garante que determinados itens serão efetivamente lançados, já que eles ainda precisam passar por uma série de avaliações de viabilidade, por exemplo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Canal Tech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!