Geral China

Ministro britânico chama Rússia, China, Irã e Coreia do Norte de "nações hostis"

Por Da Redação

28/12/2021 às 20:03:43 - Atualizado há

“Nações hostis”. Assim se referiu a Rússia, China, Coreia do Norte e Irã o ministro de Estado para a Segurança e Fronteiras do Reino Unido, Damian Hinds, ao acusar os quatro países de lançarem campanhas de desinformação e ameaçarem a cibersegurança britânica. As informações são da rede indiana Republic World.

Segundo a autoridade, chineses, russos e iranianos dispõem de “capacidade humana” e “presença cibernética”, fatores associados a múltiplos ataques virtuais, espionagem e disseminação de informações falsas.

“Os três países que mencionei têm capacidade humana física e uma grande presença cibernética, sendo capazes de implantá-las em escala”, disse Hinds ao jornal britânico The Telegraph.

O ministro de Estado para a Segurança e Fronteiras do Reino Unido, Damian Hinds (Foto: UK Prime Minister/Flickr)

No mês passado, Richard Moore, chefe do Serviço Secreto de Inteligência da Grã-Bretanha (MI6), fez raciocínio parecido ao dizer que China, Rússia, Irã e terrorismo são os “quatro grandes” problemas de segurança enfrentados pelos britânicos.

O líder do MI6 citou Beijing como o foco das atenções da inteligência do Reino Unido devido ao apoio chinês a “ações ousadas e decisivas”. Moore ainda acrescentou que a China pratica espionagem contra o país da Europa ocidental e seus aliados, além de tentar distorcer o discurso público. O Irã também foi listado por ele como uma ameaça à ilha.

A Rússia também é tida como uma pedra no sapato do MI6, a qual as ameaças são constantes. Moore destacou a necessidade de o Reino Unido e seus aliados somarem esforços para “deter a atividade” vinda de Moscou, de acordo com reportagem da agência Associated Press (AP).

O chefe do Serviço Secreto de Inteligência acusa o país de interferir nos processos democráticos de outras nações e cometer crimes digitais. Tais acusações são rechaçadas pelo Serviço de Inteligência Estrangeiro russo, que afirma que as declarações de Moore sobre ameaças feitas pela Rússia impactam nas negociações bilaterais entre as duas nações.

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2022 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo