Geral vacinação

Metade dos estados e o DF não pedirão receita para vacinar crianças

Por Da Redação

26/12/2021 às 21:48:12 - Atualizado há

13 dos 26 estados brasileiros, e o Distrito Federal, anunciaram que vão seguir a recomendação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) sobre a exigência de prescrição médica para aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos de idade.

Em nota divulgada na última sexta-feira (24), o Conass informou que não vai cobrar nenhum tipo de prescrição médica para a vacinação de crianças. A decisão vai contra a recomendação anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na noite da última quinta-feira (23).

Marcelo Queiroga determinou que vacinação de crianças de cinco a 11 anos precisará de prescrição médica. Imagem: Jorge hely veiga – Shutterstock

Queiroga afirmou que a pasta recomendará a vacinação de crianças de cinco a 11 anos, porém, somente com prescrição médica. Além de uma receita médica, a pasta também deve exigir que os pais assinem um termo de responsabilidade e consentimento para a imunização dos filhos.

Quem não vai exigir receita

Os estados que decidiram seguir o Conass são: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Santa Catarina também se colocou contra a recomendação, mas vai submeter a decisão a uma comissão.

Segundo o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta, pessoalmente, ele é contrário à exigência de prescrição médica para vacinação de crianças. Porém, o martelo só será batido após uma reunião com um conselho formado pelo estado e por representantes de todos os municípios catarinenses.

Leia mais:

O presidente do Conass, Carlos Lula, se colocou contra a orientação do Ministério da Saúde menos de 24 horas após o anúncio. Segundo o órgão, não será solicitado nenhum tipo de prescrição médica para aplicação das vacinas em crianças de cinco a 11 anos.

A vacinação desta faixa etária do público infantil foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16 de dezembro. A imunização é permitida apenas com a vacina da Pfizer, porém, ainda não tem uma data para começar a acontecer.

Via: G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo