Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Banco Central

Juros do rotativo do cartão caem em maio, mas custam 329,6% ao ano


Poder 360

Os juros do rotativo do cartão de crédito caíram de 336,1% ao ano em abril para 329,6% anuais em maio, segundo dados divulgados nesta 2ª feira (28.jun.2021) pelo BC (Banco Central). Apesar da queda no mês, a taxa da modalidade de crédito é mais de 160 pontos percentual acima das outras cobradas pelo sistema financeiro. O financiamento é, historicamente, um dos mais caros do país. Depois da mudança de regra do cheque especial, que impôs limites nos juros a 151% ao ano, o rotativo do cartão de crédito passou a ser o disparado o mais oneroso na conta das famílias. Em 12 meses, subiu 20,2 pontos percentuais, enquanto o cheque especial aumentou 5,9 pontos percentuais, e atingiu 122,1 ponto percentual. Em maio, o cheque especial recuou 2,2 p.p..

A média da taxa de juros cobradas no sistema financeiro caiu 0,4% em maio contra abril. Passou de 20,3% para 19,9% ao ano. A queda maior foi nos recursos livres –aqueles negociados no mercado–, que recuaram 0,5% no período: de 29% para 28,5% ao ano. Para os recursos direcionados –que são subsidiados pela administração pública– recuou de 7,2% para 7%. O recuo no mês foi puxado pelos financiamentos às pessoas físicas. A queda foi de 0,5%, contra queda de 0,2% para pessoa jurídica. O spread bancário –xx– caiu de 15 ponto percentual para 14,5 ponto percentual.

Poder 360

Economia Banco Central BC Cartão De Crédito Cheque Especial Crédito Estatísticas De Crédito Juros Parcelado Spread Bancário Taxa De Juros

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!