Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil de Fato

Ômicron é mais contagiosa, porém menos agressiva, apontam testes preliminares em três países


Ghebreyesus ainda destacou que a maioria das hospitalizações e mortes ocorrem em pessoas sem qualquer imunização, não em pessoas sem doses de reforço.

Entre as 34 milhões de doses aplicadas diariamente no mundo, cerca de 20% são de reforço, o organismo.

Em 2021, houve produção suficiente de imunizantes para atingir a meta estabelecida de 40% de imunizados, no entanto somente 97 nações membros da OMS puderam vacinar sua população - somente 8% são países pobres. O consórcio COVAX distribuiu 800 milhões de vacinas, sendo que metade foram entregues nos últimos três meses.

Em todo o continente africano apenas 13,2% dos cidadãos receberam uma dose de alguma fórmula contra o novo coronavírus.


Cenário de desigualdade na distribuição das vacinas criou ambiente propício para surgimento de novas variantes como a ômicron, aponta OMS / Justin Tallis / AFP

A nova cepa também desatou uma quarta onda de contágios na África do Sul, que possui cerca de 26% da população totalmente imunizada. Com mais de mil casos diários, a proporção de infecções aumentou de 3% no início de outubro para 98% no início de dezembro, aponta o estudo da Universidade de Witwatersrand, em Joannesburgo.

Segundo afirmou a meios locais a especialista em saúde pública do Instituto Nacional de Doenças da África do Sul, Dra. Waasila Jassat, nas últimas semanas há maior porcentagem de hospitalização e a maioria dos pacientes internados não haviam sido imunizados contra a covid-19.

Os resultados sobre a ômicron divulgados pelos três laboratórios foram baseados em casos analisados de primeiros contágios. Com o aumento da circulação do vírus, os sintomas e seu comportamento entre as populações, os efeitos da nova variante poderão ser melhor analisados.

Brasil de Fato

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!