Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Intenção de compra do brasileiro para o Natal cai 24% em 2021


Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) mostrou que a intenção de compra do brasileiro no Natal teve queda de 24% em 2021 em comparação ao ano anterior. Segundo o estudo, o constante aumento da inflação, as taxas de juros e o alto nível de desemprego no país influenciaram na decisão dos consumidores.

Dos 28 produtos pesquisados, entre alimentos e enfeites típicos desta época do ano, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, itens de informática, telefone celular e artigos de vestuário, apenas cinco apresentaram aumento na intenção de compra em relação ao Natal de 2020: panelas elétricas (270%), consoles de videogames (70%), jogos eletrônicos (42%), drones (31,2%) e forno de micro-ondas (3%). 

Os demais itens registram queda de até 40% na intenção de compra, sendo: telefone celular e smartphones (40%), fone de ouvido (38,2%), bicicleta (33,8%), TV (30,1%) e tablet (29,5%). Com isso, o ano de 2021 apresenta um recuo de, em média, 24% na intenção de consumo para os 28 produtos tradicionais do período natalino, a maior retração observada pelo Ibevar desde 2016 (7%). No ano passado, a queda havia sido de 5% ante o Natal de 2019.

O levantamento da plataforma V+ do Ibevar foi feito com uso de algoritmos de inteligência artificial e análise semântica. Por meio dessas ferramentas, foram extraídos dados de 100 mil manifestações durante o mês de dezembro.

Informações de SBT News

Massa News

Brasil Economia Notícias Compras Caem Natal Compras Em Excesso Compras Natal Compras Natal 2021 Compras Online Compras Online Pandemia Natal 2021 Natal Curitiba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!