Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Foz do Iguaçu

Brasil, Paraguai e Uruguai discutem ações para fortalecer cooperação na fronteira


Brasil, Paraguai e Uruguai querem renovar e fortalecer cooperação para segurança nas áreas de fronteiras. O assunto foi discutido em reunião de autoridades da área realizada sexta-feira (17), em Ciudad del Este, no Paraguai.

Participaram o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Anderson Torres; o ministro do Interior do Paraguai, Arnaldo Giuzzio; a ministra da Justiça do Paraguai, Cecília Pérez; a ministra da Senad do Paraguai, Zully Graciela Rolón, e o ministro do Interior do Uruguai, Luiz Alberto Heber.

As ações visam especialmente o combate ao crime organizado transnacional e também a necessidade de se estabelecerem mecanismos preventivos à prática delituosa.

Entre os pontos discutidos estão o estabelecimento de uma sinergia operacional entre as polícias, intercâmbio seguro e eficiente de informações sobre as atividades relacionadas ao combate ao crime nas áreas de fronteira, a consolidação da cooperação na luta contra a criminalidade e controle migratório. A atualização do acordo do “Comando Tripartite” também foi pauta da reunião.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, representou o Paraná. Para ele, a principal preocupação do Governo do Paraná é sempre com o bem-estar da população.

“O diálogo é sempre importante para se buscar uma solução. Participar da discussão do planejamento estratégico resultará em ações futuras desenvolvidas pelos países envolvidos. Por isso, a integração das forças é essencial para promover a segurança nas áreas de fronteiras”, disse Marinho.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ressaltou a importância de encontros como este. “Os novos desafios do enfrentamento do combate ao crime organizado nesta região nos impõem a tarefa de atualizar o acordo do comando tripartite”, disse.

Ficou declarado, via documento assinado pelos três ministros, o fortalecimento da integração dos órgãos de segurança nas esferas investigativa, operacional e de inteligência na região, bem como os esforços de cooperação no combate ao crime. O próximo encontro entre os países da tríplice fronteira será em Foz do Iguaçu, no próximo ano.

As informações são de AEN

Cabeza News

Destaques Foz Do Iguaçu Mundo Paraná Brasil Cooperação Na Fronteira Discutem Ações Para Fortalecer Paraguai Uruguai

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!