Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Canal Tech

Pequenos negócios criaram quase 80% das vagas de trabalho em outubro


Micro e pequenas empresas (MPEs) abriram 201,7 mil novos postos de trabalho em outubro no Brasil. Isso representa 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês no país. Os dados são de um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, as micro e pequenas empresas mantiveram o bom desempenho na geração de empregos. “Os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país”, ressalta. Nos meses anteriores, o percentual estava em torno de 70%.

Pequenas empresas criaram quase 80% das vagas de emprego em outubro (Imagem: Reprodução/Envato/mstandret)

Quando considerados os meses de janeiro a outubro de 2021, 72,7% das novas vagas estão nos pequenos negócios: dos 2,6 milhões de empregos criados no Brasil, 1,9 milhão são de micro e pequenas empresas. “Em outubro, o acumulado das MPEs cresceu de cerca 1,8 milhão para 1,9 milhão. Nas médias e grandes, o incremento foi de apenas 3 mil vagas, de 587,7 mil para 590,7 mil.”

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Segmentos com mais vagas

Na análise por setor, as MPEs de Serviços foram as que mais criaram vagas em outubro, com 87,5 mil. Em segundo lugar, vem o Comércio, com 61,3 mil novos postos de trabalho. A Indústria da Transformação teve 28,4 mil vagas a mais e a Construção Civil, 22,6 mil. Apenas o segmento de Agropecuária teve saldo negativo (1.153 vagas).

Nos principais setores monitorados, empresas de médio e grande porte apresentaram saldo negativo em três segmentos no mesmo período: Construção (que fechou 6,7 mil vagas), Agropecuária (com 2,3 mil) e Indústria da Transformação (com 81). Entre as áreas com abertura de postos de trabalho, o setor de Serviços teve incremento de 53,9 mil vagas e o de Comércio, 7,1 mil.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Canal Tech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!