Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Radar do Congresso

MDB de Simone Tebet votou com o governo em 88% das vezes no Congresso


A senadora Simone Tebet (MDB-MS) anunciou nesta quarta-feira (8) que é pré-candidata – a única mulher, até o momento – à presidência da República. A agora concorrente ao Palácio do Planalto faz parte de uma das legendas mais tradicionais do país, que ocupou o cargo de chefia de Estado em três substituições de presidentes: com José Sarney (1985-1990) no lugar de Tancredo Neves; Itamar Franco (1992-1995), sucessor de Fernando Collor; e Michel Temer (2016-2019), sucedendo Dilma Rousseff.

O MDB também é, hoje, uma legenda que integra a base de apoio do governo de Jair Bolsonaro: dados do Radar do Congresso indicam que, na Câmara e no Senado, os parlamentares ligados a legenda mantém um alinhamento com as orientações do governo em 88% nas duas casas. Este alinhamento do MDB com a pauta governista é acima da média da Câmara (que hoje tem alinhamento a Bolsonaro em 75% das votações) e no Senado (média de 83%).

Para estes números, o Radar, ferramenta do Congresso em Foco que analisa dados sobre as votações de parlamentares desta legislativa, colheu dados de 1143 votações da Câmara dos Deputados e 270 votações no Senado, desde o início da atual legislatura, em 2019. A ferramenta é disponível para que você também possa fazer a pesquisa individual sobre cada parlamentar.

Todos os 34 deputados do MDB são classificados, pelo sistema da plataforma, como de “base do governo”, por terem se alinhado em mais de 75% das votações como orientou o poder Executivo na Câmara dos Deputados. Dois deputados dividem o topo da lista de alinhamento: Rogério Peninha Mendonça (SC) e Osmar Terra(PR), que inclusive chegou a ser ministro da Cidadania por 13 meses durante o governo Bolsonaro, além de ser apontado pela CPI da Covid como uma fonte de desinformações sobre a pandemia. Ambos dividem uma taxa de alinhamento de 97%.

No Senado, o alinhamento tende a ser maior por ser uma Casa onde prevalece mais o acordo. Mesmo lá, o MDB supera a média: 14 senadores estão classificados como “base do governo”, enquanto apenas dois nomes estão pouco abaixo deste limiar. O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital Do Rêgo(PB), votou com o governo em 74% das vezes e Nilda Gondim (PB), em 67%. A própria Simone Tebet registra um alinhamento com o governo em 86% dos casos.

A bancada do MDB – a maior do Senado – tem contradições dentro do grupo: o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (PE) faz parte da bancada e, sem nenhuma surpresa, votou com o governo em 100% das vezes. Renan Calheiros (AL), um dos maiores algozes da família Bolsonaro no Senado e relator da CPI da Covid, é o líder da maioria na Casa, e votou com o governo em 83% das vezes – cinco em cada seis. Eduardo Gomes(TO), líder do governo no Congresso Nacional, tem 97% de acompanhamento.

No Senado, ente os partidos com mais de um representante, o MDB é o quarto mais alinhado com o governo Jair Bolsonaro, atrás apenas do Democratas (93% de alinhamento), PP (92%) e PSD (89%). As bancadas do Patriota (96%), PSC (95%), PSL (92%) e Republicanos (89%) tem até alinhamento mais significativo, mas possuem apenas um senador cada um.

> Ajude-nos a fazer um Congresso em Foco melhor pra você

 

Congresso em Foco

Notícia Radar Do Congresso Câmara Câmara Dos Deputados Congresso Nacional Eduardo Gomes Eleições Eleições 2022 Fernando Bezerra Coelho MDB Osmar Terra Radar Rogério Peninha Mendonça Senado Senado Federal Simone Tebet

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!