Geral Uncategorized

Reserva Hídrica do Futuro vai reservar cerca de 45 bilhões de litros de água em Curitiba

Por Da Redação

04/12/2021 às 12:58:33 - Atualizado há

Um projeto inovador que está em implantação em Curitiba tem por objetivo criar uma reserva hídrica para o futuro. O projeto prevê a recuperação de 150 quilômetros de rios e a formação de 1800 hectares de parques entre a Serra do Mar e os Campos Gerais, no segundo planalto paranaense. A iniciativa está em fase inicial de implantação e, de acordo com os levantamentos preliminares, vai promover a reservação de cerca de 45 bilhões de litros de água somente dentro dos limites da cidade de Curitiba. De acordo com a secretária municipal do meio ambiente, Marilza Dias, o projeto é inovador porque integra diferentes fontes de recursos hídricos, promove recuperação ambiental e ações de educação. Para Marilza, a iniciativa é uma solução para o enfrentamento da crise hídrica, que deve se tornar cada vez mais comum nos próximos anos por causa das mudanças climáticas:

O engenheiro Luiz Eduardo Grisotto, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e responsável pela Câmara Técnica de Recursos Hídricos, afirma que soluções que incentivem o uso de fontes alternativas de água é uma tendência para o futuro do saneamento ambiental. A ABES está promovendo um grande seminário internacional sobre mudanças climáticas nesta semana no Brasil e de acordo com o diretor, o projeto paranaense é um modelo para o país:

A reserva Hídrica do Futuro é um programa de governo e prevê ainda a implantação de 30 poços subterrâneos em Curitiba e instalação de reservatórios nas áreas com maior índice de pobreza na capital.

Reportagem: Angela Luvisotto

Foto: Divulgação Sanepar

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo