Educação UFPR

UFPR recebe prêmio nacional de boas práticas por projeto que busca consolidar a cultura da ética

Por Da Redação

03/12/2021 às 23:53:51 - Atualizado há

O projeto premiado pela Comissão de Ética Pública é o “Vivenciando Ética na UFPR”, que executa uma série de estratégias de comunicação para promover reflexões sobre o tema na comunidade interna. Parte do Programa de Integridade da UFPR, o projeto é liderado pela professora Silvana Carbonera, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), e executado pela Comissão de Ética da universidade, da qual ela é integrante, com o apoio da Superintendência de Comunicação. Formalizado este ano, o projeto dá sequência a ações iniciadas em 2018 e 2019, quando foi aprovado o Código de Ética próprio da UFPR.

“A ideia é que o Código de Ética seja entendido não apenas pela perspectiva disciplinar e punitiva, mas como um conjunto de princípios e condutas que devem ser incorporados à prática de cada agente público”, afirma o presidente da Comissão de Ética, Marco Aurélio Serau Júnior, professor do curso de Direito, que também participou da cerimônia de premiação, realizada durante o XXII Seminário Ética na Gestão.

O projeto “Vivenciando Ética na UFPR” utiliza diferentes recursos para divulgar o Código de Ética e estimular professores e servidores técnico-administrativos a refletirem sobre o tema. Entre eles, um vídeo institucional e uma campanha interna por e-mail, com mensagens semanais sobre aspectos como espírito de colaboração e responsabilidade de todos, postura ética e respeito aos valores, transparência e defesa dos interesses dos cidadãos, respeito ao cidadão e à diversidade cultural, assiduidade e independência profissional e respeito ao patrimônio público.

A campanha buscou incentivar o engajamento dos agentes públicos para a assinatura do Termo de Compromisso Ético, documento que firma o compromisso individual com uma vivência ética cotidiana no ambiente universitário, além de contribuir para melhorar os indicadores institucionais relacionados ao tema.

O concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética teve 26 práticas inscritas, selecionando quatro premiados, em duas categorias. Na Categoria A (Administração Direta, universidades federais e institutos federais de ensino), foram premiados a a UFPR e a Secretaria Especial da Receita Federal. Na Categoria B (empresas estatais, autarquias e fundações públicas federais), os vencedores foram a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

 

Texto: Lorena Aubrift Klenk

 

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo