Economia 40133 sms

Conheça o novo malware que se espalha como "gripe" por SMS

Por Da Redação

03/12/2021 às 20:53:45 - Atualizado há

Atingindo 70 mil celulares em 24 horas, um novo malware foi batizado de FluBot, em inglês, “flu”, de “influenza”, significa gripe. Encaminhado por SMS, ele foi descoberto pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética da Finlândia (NCSC-FI). O órgão alertou que o vírus tem como alvo dispositivos Android e iPhones.

De acordo com nota publicada pelo NCSC-FI, cerca de 70 mil celulares foram infectados em apenas 24 horas. O vírus envia uma mensagem que indica um correio de voz do provedor de rede móvel do usuário. Até o momento, o idioma utilizado pelos criminosos em suas campanhas é o finlandês, mas sem os caracteres acentuados habituais. Segundo o órgão, para o FluBot se espalhar para outros países basta aos hackers alterarem a campanha para atingir usuários de outros idiomas.

+ Você sabe como evitar roubo do seu veículo? Veja 10 dicas de segurança

De acordo com o Olhar Digital, só clicar no link não instala o malware. Se a pessoa permite a instalação do suposto sistema de segurança, por exemplo, o FluBot é instalado. Ele é capaz de roubar credenciais bancárias, mensagens de texto e informações de contato dos dispositivos das vítimas.

O NCSC-FI afirma que, caso o usuário tenha o dispositivo infectado, ele deve fazer uma redefinição de fábrica e restauração de seus aparelhos a partir de um backup criado antes da infecção. Também é recomendado às vítimas para que nunca insiram dados pessoais em sites se existir alguma dúvida sobre a autenticidade do contato.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo