Geral Geral Destaque

"Dezembro Laranja": início da mobilização neste ano contra o câncer de pele

Por Da Redação

03/12/2021 às 15:52:48 - Atualizado há

O mês de dezembro é conhecido pela campanha "Dezembro Laranja", de mobilização contra o câncer de pele. O Complexo de Saúde Erasto Gaertner e a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançaram uma série de ações de conscientização para a doença, que aumenta a incidência durante o verão.

Com o mote "Adicione mais fator de proteção ao seu verão", o movimento traz um alerta para a volta dos brasileiros às praias e piscinas, e estimula o uso do filtro solar como produto protetor contra a radiação.

Pessoas de pele e olhos claros estão mais vulneráveis à ação dos raios solares, porém todos os grupos estão susceptíveis ao câncer de pele. Entre as causas e riscos, está a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger, o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Leandro Carvalho Ribeiro, orienta que se evite a exposição solar prolongada entre 10h e 16h.

“Procure lugares com sombra. Use acessórios adequados como roupas, bonés, óculos com proteção contra raios UV, sombrinhas e barracas. Aplique filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 ao se expor ao sol (ou mesmo na sombra) e reaplique após o banho de piscina ou praia. Além disso, use filtro solar próprio para os lábios”, preconiza ele.Como resultado do engajamento das instituições, a Assembleia Legislativa do Paraná deixará seu prédio iluminado de laranja de 1º a 7 de dezembro. Outros pontos turísticos também vão aderir à iniciativa e ganhar “as luzes da prevenção”.Em Curitiba, receberão ainda a cor laranja durante este mês todas as unidades do Colégio Positivo nos bairros Jardim Ambiental, Angelo Sampaio, Hauer, Água Verde, Boa Vista e Batel , assim como as estruturas em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel (Passo Certo), Foz do Iguaçu (Semeador), Joinville e Florianópolis (Vila Olímpia).Nesta sexta-feira (3), o Complexo Erasto Gaertner realiza, na sede da Celepar, uma live para informar a população acerca do diagnóstico precoce do câncer de pele. Será entrevistado o chefe do serviço de pele e melanoma do hospital. O evento contará com a participação especial da presidente da SBD-PR, Paula Xavier Schiavon. “É a oportunidade de lançarmos luz mais uma vez para os riscos do câncer de pele, o mais frequente no Brasil, responsável por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, afirma.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo