Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral Destaque

"Dezembro Laranja": início da mobilização neste ano contra o câncer de pele


O mês de dezembro é conhecido pela campanha "Dezembro Laranja", de mobilização contra o câncer de pele. O Complexo de Saúde Erasto Gaertner e a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançaram uma série de ações de conscientização para a doença, que aumenta a incidência durante o verão.

Com o mote "Adicione mais fator de proteção ao seu verão", o movimento traz um alerta para a volta dos brasileiros às praias e piscinas, e estimula o uso do filtro solar como produto protetor contra a radiação.

Pessoas de pele e olhos claros estão mais vulneráveis à ação dos raios solares, porém todos os grupos estão susceptíveis ao câncer de pele. Entre as causas e riscos, está a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger, o chefe do Serviço de Pele e Melanoma do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Leandro Carvalho Ribeiro, orienta que se evite a exposição solar prolongada entre 10h e 16h.

“Procure lugares com sombra. Use acessórios adequados como roupas, bonés, óculos com proteção contra raios UV, sombrinhas e barracas. Aplique filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 ao se expor ao sol (ou mesmo na sombra) e reaplique após o banho de piscina ou praia. Além disso, use filtro solar próprio para os lábios”, preconiza ele.

Como resultado do engajamento das instituições, a Assembleia Legislativa do Paraná deixará seu prédio iluminado de laranja de 1º a 7 de dezembro. Outros pontos turísticos também vão aderir à iniciativa e ganhar “as luzes da prevenção”.

Em Curitiba, receberão ainda a cor laranja durante este mês todas as unidades do Colégio Positivo nos bairros Jardim Ambiental, Angelo Sampaio, Hauer, Água Verde, Boa Vista e Batel , assim como as estruturas em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel (Passo Certo), Foz do Iguaçu (Semeador), Joinville e Florianópolis (Vila Olímpia).

Nesta sexta-feira (3), o Complexo Erasto Gaertner realiza, na sede da Celepar, uma live para informar a população acerca do diagnóstico precoce do câncer de pele. Será entrevistado o chefe do serviço de pele e melanoma do hospital. O evento contará com a participação especial da presidente da SBD-PR, Paula Xavier Schiavon. “É a oportunidade de lançarmos luz mais uma vez para os riscos do câncer de pele, o mais frequente no Brasil, responsável por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, afirma.

Paraná Portal

Geral Geral Destaque Campanha Câncer Câncer De Pele Dezembro Dezembro Laranja Erasto Gaertner Mobilização

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!