Educação Ciência

Em dia de abertura, "Ciência é 10!" reúne professores e estudantes

Por Da Redação

03/12/2021 às 10:51:32 - Atualizado há

A abertura do 1º Simpósio UEL – “Ciência é 10!” ocorreu nesta quinta-feira (2). O evento é organizado pelo Centro de Ciências Biológicas (CCB), com apoio do Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted) e do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEL. Realizado de forma totalmente remota, o primeiro dia contou com a presença de professores do Ensino Superior e estudantes de Graduação e Pós-graduação da comunidade interna e externa à Universidade, além de profissionais da rede de ensino. A programação do Simpósio segue até o dia 4 de dezembro e os interessados podem acompanhar o evento através do Youtube (link).

Após a cerimônia de abertura, o primeiro dia teve apresentações de monografias na modalidade investigativa, produzidas durante o curso Ciência é 10!, especialização em Ensino de Ciências no formato de Educação à Distância (EaD). O curso é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, voltado para professores da área de Ciências da Natureza da Educação Básica.

Entre os convidados para constituir a mesa de honra virtual, estava o reitor da UEL, Sérgio Carvalho; o diretor do CCB, professor Paulo Cezar Meletti; a diretora de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Marcia Ferreira Meletti; o coordenador de Programas, Cursos e Formação em EAD da CAPES, Carlos Stevam Marcolini Rezende; a chefe do Departamento de Biologia Geral da UEL, professora Glaura Scantamburlo Alves Fernandes; o coordenador do NEAD, professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa; e a coordenadora do curso de especialização em Ensino de Ciências da UEL e organizadora do evento, professora Virginia Iára de Andrade Maistro.

Além da docente, também participaram da organização do evento os professores Vinícius Colussi Bastos, da UEL; Nelson Barrelo Junior, do Instituto de Física Teórica/SPRACE, da Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Thiago Queiroz Costa, da UEL.

Programação

As próximas atividades ocorrem nesta sexta-feira (3), às 17h. No segundo dia de Simpósio haverá a palestra “Ensino por Investigação: um diálogo teoria/prática”, ministrada pela professora Anna Maria Pessoa de Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP). A partir das 19h, o evento passará para as apresentações dos trabalhos inscritos.

Já no dia 4, terá, às 10h, a palestra “Ensino por investigação: reflexões sobre a prática em sala de aula”, ministrada pela professora Andreia de Freitas Zompero, da UEL.

A programação completa pode ser conferida no site do Simpósio – Acesse aqui.

Fonte: O Perobal
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo