Geral Canal Tech

The Sims 4: como instalar mods e personalizar o jogo

Por Da Redação

28/11/2021 às 19:13:29 - Atualizado há

Lançado em 2014, The Sims 4 tem uma comunidade extremamente ativa e apaixonada, que está sempre criando conteúdos e experiências no próprio game. Muitas dessas criações são chamadas mods, modificações feitas pelos próprios jogadores que adicionam ou alteram aspectos do jogo e do comportamento dos Sims, ou custom content (CC), conteúdos customizados como roupas, objetos, maquiagem, etc.

Geralmente, os próprios usuários compartilham esses conteúdos gratuitamente em fóruns e outros sites. Embora não sejam criados nem aprovados pela Maxis, a produtora do game, ou pela EA, distribuidora do título, os mods são permitidos. Mas fica o alerta: “você deve usar as Modificações com cuidado e compreender que pode haver riscos”, diz a página de suporte do game.

Instalar mods e conteúdos personalizados no The Sims 4 é fácil — mas só funciona na versão para computadores. O Canaltech ensina você a fazer isso a seguir.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-

Primeiro: ativar a função de mods no jogo

A primeira coisa a se fazer é ativar o recurso de mods dentro do jogo. A função fica um pouco escondida nas configurações do game, mas nós mostraremos o passo a passo.

Passo 1: abra o jogo The Sims 4 no computador.

Passo 2: na tela inicial do game, procure pelo botão Opções.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 3: clique em Opções de Jogo.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 4: no menu lateral, clique em Outro. Em seguida, ative as opções “Habilitar conteúdo personalizado e modificações” e “Modificações de Script Permitidas”.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 5: depois, é só apertar em Aplicar Alterações.

Segundo: baixar os mods e movê-los para a pasta do jogo

Com as configurações prontas, basta encontrar um mod de sua preferência e instalá-lo na máquina.

Passo 1: encontre um mod. Existem vários sites em que você pode achar um mod de The Sims 4. Alguns dos mais famosos são:

Novos mods são adicionados com frequência nesses sites. Contudo, é importante ficar atento se o mod em questão está atualizado ou não, visto que alguns podem parar de funcionar com o tempo à medida que a Maxis e a EA atualizam o game.

Também é importante ficar atento a sites ou mods fraudulentos. Lembre-se: não são as donas do jogo que produzem esses conteúdos, mas sim a própria comunidade. Cuidado com os mal-intencionados.

Passo 2: encontrou o que procurava? Ótimo! Faça o download do mod no seu PC. O processo varia de site para site. No nosso caso, procuramos pela seção “files”, que mostra os arquivos do mod para baixar. Outros sites também podem mostrar algum botão “download”, por exemplo.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 3: caso o download tenha vindo em uma pasta .zip ou .rar, extraia os arquivos utilizando a própria ferramenta do Windows ou do Mac, ou com um programa como WinRar. No nosso caso, vamos clicar no botão direito do mouse em cima do arquivo e, em seguida, clicar em “Extract to [nome do arquivo]”. Esse comando vai extrair os arquivos em uma pasta e deixá-los prontos para uso.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 4: procure por todos os arquivos com as extensões .package (conteúdos personalizados) e .ts4script (mods).

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 5: selecione-os com o mouse e, em seguida, clique com o botão direito sobre eles e selecione Recortar — ou utilize o comando Ctrl+Z no Windows, ou Cmd+Z no Mac.

Passo 6: agora vamos mover esses arquivos para uma pasta específica do jogo. No seu computador, procure pela pasta de Documentos e, em seguida, Electronic Arts.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 7: clique em The Sims 4.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 8: entre na pasta Mods.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Passo 9: agora, cole os arquivos clicando no botão direito do mouse e pressionando em Colar — ou utilizando o atalho Ctrl+V no Windows, ou Cmd+V no Mac.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

A maioria dos arquivos se resumirão a .package ou .ts4script. Porém, em alguns casos, podem surgir também arquivos com outras extensões, como .blueprint, .bpi, .hhi, .householidbinary, .sgi, .trayitem, dependendo do que você baixar. Você deve mover esses arquivos para a pasta Tray do jogo, seguindo todos os passos anteriores.

Uma boa dica é organizar todos os conteúdos personalizados e mods em pastas. Dessa forma, você pode nomeá-las e identificá-las facilmente para não se perder depois. Isso pode ser útil caso algum conteúdo pare de funcionar ou apresente erros futuros.

Passo 10: após fazer todos os passos desse tutorial, basta abrir o seu The Sims 4 no computador. O jogo abrirá uma janela listando os mods instalados.

(Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

Pronto! Aproveite a jogatina!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo