Política Nota

Lira diz que Câmara está pronta para enfrentar a variante Omicron

Por Da Redação

27/11/2021 às 17:08:51 - Atualizado há

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mostrou-se preocupado com a evolução da nova variante do coronavírus, Omicron. Na manhã deste sábado (27), Lira usou seu perfil no Twitter para afirmar que “a Câmara estará pronta para responder em caso de novas ações de enfrentamento”.

Na postagem, Lira também elogiou a articulação dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Marcelo Queiroga (Saúde), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Anderson Torres (Justiça), pelo fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África em razão do surgimento da nova variante.

“Fechando nossas fronteiras em resposta à nova variante”. “Decisão, agilidade e cuidado com o Brasil”, disse, acrescentando que o Brasil é referência em vacinação contra Covid porque o País entendeu que “este é o único caminho”.

A restrição passa a valer a partir da próxima segunda-feira (29), e afetará os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

Na última sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota técnica recomendando a restrição de voos e da entrada no país de viajantes vindos de países da África. A medida se dá após a identificação de uma nova variante do coronavírus, por enquanto chamada de B.1.1.529.

Após o anúncio da Anvisa, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, em conversas com apoiadores no Palácio da Alvorada, reagiu a solicitação de um de seus apoiadores que sugeriu o fechamento dos aeroportos. “ Que loucura é essa? Fechou aeroporto e o vírus não entra?”, respondeu irritado o chefe do executivo. Bolsonaro também comentou que não tinha solução para a pandemia.

Nas redes sociais, os deputados Zé Carlos (PT-MA) e Paulo Pimenta (PT-RS) criticam a postura do presidente Bolsonaro. “Com relação a fala do Presidente de que seria loucura fechar nossos aeroportos para seis países africanos, vejo loucura em várias atitudes dele, principalmente, o negacionismo a essa grande e nova ameaça da Omicron, mostrando o desprezo pela vida do nosso povo”, postou o deputado Zé Carlos, no Twitter.

Já o deputado Paulo Pimenta reforçou que o governo decidiu barrar viajantes de seis países africanos, mesmo com a negativa de Bolsonaro. “Bolsonaro se posicionou contra recomendação da própria Anvisa para evitar que Omicron, identificada na África do Sul, chegue ao país”.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo