Política Nota

Lira diz que Câmara está pronta para enfrentar a variante Omicron

Por Da Redação

27/11/2021 às 17:08:51 - Atualizado h√°

O presidente da C√Ęmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mostrou-se preocupado com a evolução da nova variante do coronavírus, Omicron. Na manhã deste sábado (27), Lira usou seu perfil no Twitter para afirmar que “a C√Ęmara estará pronta para responder em caso de novas ações de enfrentamento”.

Na postagem, Lira também elogiou a articulação dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Marcelo Queiroga (Saúde), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Anderson Torres (Justiça), pelo fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África em razão do surgimento da nova variante.

“Fechando nossas fronteiras em resposta à nova variante”. “Decisão, agilidade e cuidado com o Brasil”, disse, acrescentando que o Brasil é referência em vacinação contra Covid porque o País entendeu que “este é o único caminho”.

A restrição passa a valer a partir da próxima segunda-feira (29), e afetará os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazil√Ęndia).

Na última sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigil√Ęncia Sanitária (Anvisa) emitiu nota técnica recomendando a restrição de voos e da entrada no país de viajantes vindos de países da África. A medida se dá após a identificação de uma nova variante do coronavírus, por enquanto chamada de B.1.1.529.

Após o anúncio da Anvisa, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, em conversas com apoiadores no Palácio da Alvorada, reagiu a solicitação de um de seus apoiadores que sugeriu o fechamento dos aeroportos. “ Que loucura é essa? Fechou aeroporto e o vírus não entra?”, respondeu irritado o chefe do executivo. Bolsonaro também comentou que não tinha solução para a pandemia.

Nas redes sociais, os deputados Zé Carlos (PT-MA) e Paulo Pimenta (PT-RS) criticam a postura do presidente Bolsonaro. “Com relação a fala do Presidente de que seria loucura fechar nossos aeroportos para seis países africanos, vejo loucura em várias atitudes dele, principalmente, o negacionismo a essa grande e nova ameaça da Omicron, mostrando o desprezo pela vida do nosso povo”, postou o deputado Zé Carlos, no Twitter.

Já o deputado Paulo Pimenta reforçou que o governo decidiu barrar viajantes de seis países africanos, mesmo com a negativa de Bolsonaro. “Bolsonaro se posicionou contra recomendação da própria Anvisa para evitar que Omicron, identificada na África do Sul, chegue ao país”.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2022 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo