Política País

Brasil fechará fronteiras aéreas com seis países da África

Por Da Redação

27/11/2021 às 10:06:57 - Atualizado há

O ministro da Casa Civil Ciro Nogueira anunciou nesta sexta-feira (26) que o Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África em razão do surgimento da nova variante do coronavírus.

A restrição passa a valer a partir da próxima segunda-feira (29), e afetará os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia).

A medida foi tomada após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que a variante Omicron, que apresenta cerca de 50 mutações, é considera preocupante. A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção em comparação com outros VOCs (variantes de preocupação).

Para ser considerada VOC, uma variante deve apresentar aumento da transmissibilidade ou alteração prejudicial na epidemiologia da covid-19; aumento da virulência ou alteração na apresentação clínica da doença ou diminuição da eficácia da saúde pública e medidas sociais ou diagnósticos, vacinas, terapêuticas disponíveis.

Brasil não tem casos

O Ministério da Saúde informou que não foi identificado nenhum caso da variante Omicron do novo coronavírus no Brasil. “A pasta está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”, acrescentou, por meio de nota.

Ainda de acordo com o comunicado, o governo brasileiro solicitou à Organização Mundial da Saúde (OMS) mais informações sobre a nova variante. “Além disso, o ministério já enviou um comunicado de risco à Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública no Sistema Único de Saúde a estarem alertas para qualquer mudança no cenário epidemiológico”.

 

 

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo