Geral Cidades Destaque 1

UTI Neonatal do Pequeno Príncipe completa 30 anos de atuação em Curitiba

Por Da Redação

27/11/2021 às 00:05:03 - Atualizado há
UTI Neonatal do Pequeno Príncipe completa 30 anos de atuação em Curitiba

Foi com apenas duas horas de vida que, há 18 anos, Marya Fernanda de Oliveira Rodrigues chegou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, com sede em Curitiba (PR).

A unidade, que completa 30 anos da sua inauguração nesta sexta-feira, dia 26, já ajudou a transformar a vida de mais de oito mil bebês prematuros e recém-nascidos do país inteiro, os quais, assim como Marya, necessitavam de tratamentos intensivos.

“Minha gestação foi tranquila, mas no parto eu descobri que a Marya tinha mielomeningocele, e eu nem sabia o que era isso, nunca tinha ouvido falar. Ela nasceu em Rio Negrinho e duas horas depois estava aqui no Pequeno Príncipe”, relata a mãe, Michele Aparecida de Oliveira Rodrigues.

A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Com 24 horas de vida, Marya Fernanda passou pela primeira cirurgia e ficou mais 15 dias internada na UTI Neonatal, que foram decisivos para sua qualidade de vida.

“Os profissionais sempre nos explicavam e orientavam sobre tudo que iriam fazer, sempre trataram ela como uma princesa. E o cuidado não foi só com a minha filha, também foi comigo e com o meu marido. Isso foi o que deu forças para enfrentarmos esse mundo novo”, conta Michele.

Na semana em que a UTI Neonatal completa suas três décadas, Marya Fernanda comemorou seus 18 anos de muitas vitórias e agora se prepara para os Jogos Paralímpicos de 2024. “Se hoje ela completou 18 anos, é porque o Hospital acolheu e cuidou dela desde as primeiras duas horas de vida”, finaliza a mãe.

“Trinta anos depois nós continuamos dando passos cada vez maiores para restaurar a saúde dos bebês. Por meio da suspeita diagnóstica intraútero nós nos planejamos para o atendimento e elucidação diagnóstica logo após o nascimento do bebê. Disponibilizamos o atendimento especializado e multidisciplinar, com a medicação precisa, o suporte respiratório necessário, a dieta especial, e tudo o que for preciso para manter o equilíbrio da vida”, enfatiza a coordenadora-médica da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe, Silmara Aparecida Possas.

A médica destaca ainda que a instituição conta com mais de 30 especialidades médicas em um único lugar. “Todo esse time permite que cada profissional ofereça a sua contribuição, como em uma grande orquestra. Todos possuem papéis igualmente importantes e interligados, para preservar a vida de quem chegou antes da hora ou veio com necessidades especiais ao mundo”, completa Silmara.

A UTI Neonatal do Pequeno Príncipe possui 20 leitos com equipamentos de ponta para o atendimento e diagnóstico de bebês com doenças de alta complexidade ou com malformações neurológicas, renais, cardíacas, hepáticas, intestinais, hemato-oncológicas, imunológicas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, alterações de esqueleto e cutâneas.

A equipe é formada por mais de cem profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais que trabalham em conjunto para que cada paciente receba o melhor tratamento. Os bebês prematuros recebem cuidados especiais como preservação da temperatura, cuidados nutricionais, cuidados para evitar infecções – uma vez que a pele fina dos recém-nascidos e a deficiência imunológica levam ao desequilíbrio das respostas inflamatórias.

Também são controladas todas as perdas fisiológicas, como urina e fezes, e as necessidades de soro, medicamentos e oferta de leite aos pequenos mantendo o equilíbrio hemodinâmico.

Todos os procedimentos e cuidados são feitos por uma equipe multiprofissional de forma humanizada, o que é essencial para o desenvolvimento dos bebês. Essa equipe tem como principal objetivo proporcionar o atendimento de excelência com equilíbrio e presteza ao bebê.

Todos os bebês atendidos na unidade também recebem vacinas, de acordo com a idade, durante o internamento na UTI Neonatal. Assim é evitado o atraso no cumprimento da carteira nacional de vacinação, o que é muito importante para a prevenção de doenças.

LEIA MAIS: Curitiba terá vacinação contra Covid-19 para adolescentes neste sábado (26)

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo